Publicação nacional aponta Maria da Penha como símbolo de luta das mulheres no Brasil
A revista Fórum: Outro Mundo em Debate realizou enquete entre os leitores e visitantes do site.
Publicado 06/04/2009 11:17 | Editado 04/03/2020 16:35
A revista Fórum: Outro Mundo em Debate, publicação nacional da Editora Publisher Brasil inspirada no Fórum Social Mundial, elegeu Maria da Penha como o símbolo da luta das mulheres no país. Através de enquete realizada entre leitores da publicação em sua página na Internet, Maria da Penha recebeu 36% dos 1.238 votos totais, distribuídos ainda com outras mulheres de destaque, como Heloísa Helena (2º lugar, 32% dos votos), Marina Silva (3º lugar, 11% dos votos) e Dilma Rousseff (3º lugar, 8% dos votos).
Colaboradora de honra da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Maria da Penha tranformou sua luta pessoal pela condenação de seu ex-marido e agressor, Antonio Heredia Viveros, em símbolo nacional de enfrentamento à violência contra mulheres. Em 2006, a Lei 11.340, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra mulheres, recebeu o nome de Maria da Penha.
Em Fortaleza, entre as políticas públicas implementadas pela Coordenadoria da Mulher, estão as que compõem o Programa Municipal de Prevenção e Enfrentamento a Violência Contra Mulher. Em 2006, foi criado O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Sexual Francisca Clotilde, o primeiro do município. Equipamento que conta com equipe multiprofissional, o Centro contabiliza, desde sua criação, mais de cinco mil atendimentos realizados, funcionando todos os dias da semana. No ano seguinte, foi criada a Casa Abrigo Municipal, que acolhe mulheres em risco de morte e seus filhos e filhas.
A Prefeitura realiza, anualmente, a campanha Uma Fortaleza Bela e Sem Violência é um Direito das Mulheres. As atividades da campanha acontecem em toda a cidade no mês de novembro, que tem o dia 25 marcado como Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher.
Disque-denúncia
O Centro de Referência da Mulher conta com um serviço de disque-denúncia. Através de ligação gratuita, podem ser denunciados casos de violência contra mulheres pelo número 0800.280.0804. O horário de atendimento dos disque-denúncia é o mesmo do Centro de Referência: das 8h às 20h, de segunda à sexta; e de 8h às 18h, aos sábados, domingos e feriados.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza