Salvador organiza Conferência de Promoção da Igualdade Racial

Maior cidade negra fora da África, Salvador está finalizando os preparativos para a 2ª Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que acontece entre os dias 14 e 16 de abril, no Salão Xangô, do Centro de Convenções da Bahia. A últ

Organizada pela Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR), o encontro terá a participação de delegados e convidados. Terão direito a voto, os 232 delegados escolhidos nas mini-plenárias realizadas em diversas regiões da cidade. Estes representam as áreas de: gênero, indígena, religiosidade, capoeira – angola – regional, juventude, quilombos, classe-sindicato, GLBT, associação de bairro, portador de necessidades especiais e movimento negro. Os 68 delegados indicados pelos diferentes órgãos da administração municipal também poderão votar.   


 


O tema escolhido como centro dos debates foi: “Os avanços, os desafios e as perspectivas das políticas públicas municipais de promoção da igualdade racial”. A temática parte da análise da realidade local e os impactos das ações de promoção da igualdade promovida pelo município nos últimos quatro anos. Durante o encontro, serão debatidas ainda as propostas de políticas afirmativas para a cidade, o Conselho Municipal da Comunidade Negra, a Semur e a importância da II Conferência para o município de Salvador.  A Conferência será ainda um espaço para os diversos órgãos públicos apresentarem o resultado dos compromissos assumidos na I Conferência, realizada em 2005.


 


A Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade racial foi convocada oficialmente no dia 1º de abril, quando o regimento do encontro foi publicado no Diário Oficial do Município. O regimento traz como premissa básica a natureza do evento: um espaço participativo e democrático de debates e construção da gestão municipal, tendo como foco as políticas raciais. As propostas municipais seguem para debate na instância estadual e, por fim, na Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de junho.  


 


De Salvador,


Eliane Costa