Secretaria de Saúde do Estado reforça prevenção ao AVC e a AIDS

A mobilização acontece nos dias 6 e 7 de abril e conta com a presença de profissionais, entrega de materiais educativos e preservativos.

7 de abril é o Dia Mundial da Saúde. A Secretaria da Saúde do Estado marca a data com duas ações de mobilização para prevenir AVC (Acidente Vascular Cerebral) e DST/ Aids. A prevenção ao AVC acontece nesta segunda (06) das 10 às 14 horas, na agência da Caixa Econômica da Avenida Almirante Barroso, 500, Praia de Iracema. Na terça-feira (07), das 10 às 17 horas, no shopping Benfica, mobilizadores sociais darão orientações sobre os cuidados com a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Lá, além de um espaço reservado para distribuição de folderes informativos e preservativos, as vitrines das lojas estarão decoradas com camisinhas, chamando ainda mais a atenção dos consumidores para a prevenção.


 


O AVC é a doença que mais mata em Fortaleza, no Ceará e no Brasil. Dados do Comitê Estadual de Controle e Prevenção do AVC, mostram que somente em Fortaleza a doença mata 1.100 pessoas, por ano. No Estado, mais de 3 mil pessoas morrem a cada ano. Popularmente, o AVC é conhecido como derrame, que ocorre quando o suprimento sanguíneo é reduzido ou bloqueado, provocando a perda da função neurológica, com lesões cerebrais. As pessoas que têm maior chance de um AVC são os idosos, hipertensos, cardíacos, diabéticos, obesos. Existem outros fatores de risco, como o tabagismo, sedentarismo e consumo de álcool.


 


DST/ Aids foi o tema escolhido para levar ao shopping por seu uma doença grave, considerado um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Desde 1983, ano de registro do primeiro caso de Aids no Ceará, até dezembro de 2008 foram notificados 8.272 casos no Estado. No período de 2001 a 2007 foram notificados, em média, 629 casos novos por ano. Para mobilizar a população para a prevenção e uso do preservativo, a Sesa levará aos clientes do shopping Benfica informações e camisinhas até às 5 horas da tarde do Dia Mundial da Saúde.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa