Sem categoria

Obama vai impulsionar reforma migratória apesar da crise

O presidente americano, Barack Obama, vai impulsionar este ano uma reforma migratória para regularizar a situação dos 12 milhões de imigrantes sem documentos no país, informou na quinta-feira (9) o jornal The New York Times.

Obama tomou a iniciativa mesmo sabendo que a crise econômica irá dificultá-la.



Segundo a publicação, o governante pretende lançar o debate migratório a partir de maio, com a intenção de que o Congresso discuta um projeto de lei nos últimos meses deste ano.



No entanto, assessores da Casa Branca consideram que o presidente não dará à reforma migratória a mesma prioridade que tem dado à reforma no sistema de saúde e à reforma energética.



Os funcionários também asseguraram que a iniciativa de Obama busca abranger sobretudo os latinos, que deram um amplo apoio nas eleições presidenciais de novembro do ano passado.



“Com a economia seriamente debilitada, os defensores de ambos os lados do debate sustentam que a reforma migratória poderia ser um tema polarizador para Obama, em um ano no qual o presidente deve enfrentar muitos outros assuntos”, acrescentou o The New York Times.



O jornal também indicou que muitos republicanos se preparam para mobilizar seus grupos de apoio, pois se “indignaram” diante da proposta de legalizar a situação dos imigrantes justamente no momento em que muitos americanos estão desempregados.