Deputadas debatem a importância da luta política das mulheres

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) recebeu três deputadas que se destacaram em defesa de uma maior participação da mulher na política: Manuela d’Ávila (PCdoB), Luiza Erundina (PSB) e Cida Diogo (PT). Mais de 100 pessoas de diversas entidad

O debate, feito por iniciativa do Fórum Feminista e da UBM no final de março, abordou elementos importantes sobre a importância da luta política das mulheres e por uma maior participação nos espaços de poder. 



A deputada Luiza Erundina falou sobre os obstáculos à participação política das mulheres, ilustrando com sua própria trajetória de nordestina e mulher solteira. Erundina ainda abordou o preconceito que enfrentou para alçar os cargos de poder, como de prefeita da cidade de São Paulo no ano de 1988. A deputada Cida Diogo falou da luta das mulheres para chegar ao parlamento e dos mecanismos para interferir numa reforma política a favor das mulheres.



Mais nova entre as três parlamentares, Manuela falou do preconceito que enfrentou como mulher jovem na política. A deputada federal do PCdoB falou ainda como a Reforma Política pode favorecer para um maior espaço para as mulheres, “desde que enfrente não só a questão das cotas, como assegure a lista partidária com a presença das mulheres, o financiamento público, tempo de TV e garantia de visibilidade”.



Para a presidente estadual do PCdoB/RJ, Ana Rocha, “o debate mostrou que o caminho das mulheres para chegar ao poder é árduo, mas é fundamental para sua emancipação, para a consolidação de suas conquistas e a garantia de sua visibilidade. Todas foram unânimes em afirmar que uma reforma política democrática só será real com a efetiva garantia para a participação e acesso das mulheres aos espaços de poder”.