Eliana Gomes – Fortaleza: 283 anos de história

O aniversário de Fortaleza é a comemoração histórica da construção e reconstrução de uma cidade que tem a marca da luta do povo buscando uma vida melhor. É o marco dos movimentos populares em favor de uma cidade que não exclua, que não tenha preconceitos

Nos últimos anos, os muitos atores sociais, vêm se organizando a fim de estabelecer o debate político com a diversidade do povo que mora na capital do Ceará. São milhares de Marias, Joãos, Franciscas, Josés que vivem Fortaleza, todos os dias, trabalhando, se divertindo, estudando, criando seus filhos numa rotina incansável.


 


Os movimentos populares urbanos estabelecem uma pauta política de democratização do direito à cidade. São questões que se situam na defesa, preservação e ampliação de nossas áreas verdes; na garantia de produção de moradia digna com regularização fundiária e titularidade feminina; no aperfeiçoamento da legislação urbana com a responsabilidade de honrar com o compromisso coletivo de construir uma cidade que faça de sua história referência para um presente e um futuro melhor. Parlamentares, gestores e militantes das causas do povo, que hoje lutam pela reabertura das creches comunitárias, por equipamentos que cumpram a função fundamental na vida das crianças e das mulheres na cidade, por melhorias dos equipamentos de saúde; por mais qualidade na educação pública; na atenção aos direitos de nossas crianças, por direito ao esporte, ao lazer e à cultura, têm responsabilidade com a cidade que todos e todas chamamos de lar.


 


Fortaleza vem ganhando na gestão atual, mas precisamos continuar firmes para fazer dessas conquistas o desafio de erguer uma cidade cada vez melhor. Hoje, renovemos nossas esperanças no presente e no futuro da nossa terra. “Fortaleza, Fortaleza, sempre havemos de amar”.


 


Eliana Gomes é Vereadora PCdoB/CE