Gabinete de Juliano Roso (PCdoB) organiza debate sobre plantas medicinais
No mês de março deste ano, o vereador Juliano Roso (PCdoB), após ser procurado por várias entidades do município, marcou uma reunião para tratar do assunto referente ao uso de plantas medicinais pela nossa comunidade. Esta primeira reunião veio ao enco
Publicado 13/04/2009 16:44 | Editado 04/03/2020 17:11
A discussão sobre o tema cresceu, já que este assunto constantemente é discutido no gabinete do vereador, e no final de março um outro encontro foi realizado, contando com um número ainda maior de entidades presentes, entre elas a Pastoral da Saúde, a Cáritas Diocesana, a União Brasileira de Mulheres, a Secretaria do Interior e o Horto-Medicinal Bom Recreio. Neste encontro ficou definida uma agenda de reuniões e debates públicos sobre o tema.
O vereador Juliano Roso, explica que os mais antigos, ainda hoje, fazem uso de plantas medicinais para os mais diversos tratamentos de saúde. Porém, essa tradição vem sendo deixada de lado pelas novas gerações. O vereador entende que é necessário e urgente, que esta tradição medicinal volte a ser utilizada por todos. Lembra ainda “que nosso País possui a maior biodiversidade do planeta que muitas vezes é utilizada comercialmente por indústrias multinacionais em detrimento da indústria nacional”.
Tendo em vista tudo isso, acontece no próximo dia 28 de abril, às 13h 30 min, no Plenário da Câmara Municipal um debate público sobre plantas medicinais. O debate ira girar em torno de três eixos: Saúde – Fortalecendo a saúde com o uso racional e seguro das plantas medicinais; Desenvolvimento e Renda – Uso sustentável da biodiversidade; e Educação – Conhecimento popular e científico junto peã soberania nacional.
De Ijuí
Maurício Paim