PMA garante assistência pedagógica a deficientes visuais
Qualidade de vida e inclusão social. Essas são duas das principais metas do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas Portadoras de Deficiência Visual (CAP), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracaju,
Publicado 13/04/2009 17:31 | Editado 04/03/2020 17:20
O CAP de Aracaju é o primeiro do país mantido por uma administração municipal. Desde 1998, a unidade assiste diariamente pessoas com pouca ou nenhuma visão, auxiliando na adaptação ao processo pedagógico. Na instituição, deficientes visuais aprendem a desenvolver habilidades como locomoção independente, cálculo matemático (com a utilização do ‘soroban', espécie de ábaco de origem japonesa) e, principalmente, leitura em braile.
As aulas, que acontecem em média duas vezes por semana, são preparadas de forma personalizada para atender às necessidades específicas dos alunos. Segundo a diretora do CAP, Margarida Teles, a equipe conta com 14 professores. “As aulas variam de acordo com o acompanhamento que a pessoa precisa. Fazemos uma avaliação da necessidade do aluno e a aula é baseada nisso”, conta.
Para participar das aulas do CAP, o deficiente visual faz seu cadastro no local e passa por uma seleção, onde serão levados em conta critérios como o nível da deficiência e a idade. “Nós priorizamos quem tem perda total da visão, porque são pessoas necessitam de um acompanhamento muito maior, e também crianças, que estão começando a vida e precisam agilizar o processo de inclusão na sociedade”, explica a diretora.
O apoio dado pela instituição independe da faixa etária ou do grau de escolaridade. Além do ensino do sistema braile, feito de forma intensiva a alunos já alfabetizados, o CAP também proporciona aulas de alfabetização aos alunos que chegam ao local sem nenhuma base escolar, dando oportunidade a todos os cidadãos.
Os interessados em participar das aulas promovidas pelo Centro de Apoio Pedagógico devem ligar para o telefone (79) 3179 – 1886. O CAP fica na Rua Vila Cristina, nº 194, bairro São José.