Sem categoria

Colômbia: proposto projeto que viabiliza reeleição de Uribe

Um grupo de congressistas da coalizão governista iniciou novas articulações para conseguir a reforma constitucional que habilitaria o presidente colombiano, Álvaro Uribe, a concorrer a um terceiro mandato.

Liderados pelos senadores Jorge Visbal e Elsa Gladys, do Movimento Primeiro Colômbia, os congressistas apresentaram ao Senado um novo projeto, diante da possibilidade da convocação de um referendo fracassar.

Eleito em 2002 e reeleito em 2006 graças a uma reforma constitucional, Uribe tentaria agora um terceiro mandato, que seria possível com a aprovação do referendo em trâmite no Congresso.

Se passar pelo voto dos parlamentares, a proposta do referendo será encaminhada à Corte Constitucional e, se aprovada, irá a voto popular. Porém, o projeto enfrenta problemas para passar pelo Legislativo.

Além da pergunta que, segundo os parlamentares, não foi bem redigida, é realizada uma investigação para averiguar a origem do dinheiro que financiou o abaixo-assinado em apoio à nova norma.

“Com um grupo de congressistas apresentamos um projeto de ato legislativo que consta de muito poucos artigos. O primeiro deles determina que ninguém poderá ser eleito presidente da República por mais de três períodos consecutivos”, explicou aos jornalistas o senador Visbal.

O novo ato legislativo precisa passar por oito debates — quatro no Senado e quatro na Câmara dos Deputados — para depois ser submetido à Corte Constitucional, que teria que aprová-lo antes de dezembro para permitir que Uribe se candidate à reeleição em 2010.

Fonte: Ansa Latina