Roseana Sarney pode assumir governo do Maranhão
A senadora do PMDB aguarda a apreciação de recursos impetrados pelo governador Jackson Lago no TSE. Se forem indeferidos ela deverá assumir imediatamente o cargo que já ocupou por duas vezes.
Publicado 15/04/2009 13:13 | Editado 04/03/2020 16:48
A senadora Roseana Sarney(PMDB) pode assumir o Governo do Maranhão ainda esta semana, caso o TSE confirme a cassação de Jackson Lago(PDT) na sessão da próxima quinta-feira, 16. Os advogados de Lago impetraram recursos( embargos de declaração) ao TSE numa tentativa de reverter a decisão tomada pela corte no dia 03 de março, quando ele foi cassado por maioria de votos. A coligação “Maranhão a Força do Povo” acusa Lago de abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2006, quando ele venceu Roseana Sarney no segundo turno.
Jackson Lago atribui a sua cassação a manobras políticas articuladas pelo presidente do Senado, José Sarney, cujo grupo hegemonizou a política maranhense de 1965 a 2006. Um movimento liderado pelo MST faz coro à avaliação de Lago e realiza uma mobilização intitulada “balaiada”, numa referência à revolta popular que sacudiu o Maranhão entre os anos 1838 e 1841.
O clima político no Maranhão, diante da iminente decisão do TSE, é de aparente calmaria, apesar da tentativa de se organizarem protestos. “A população está indiferente ao processo de cassação”, atesta o diretor de um instituto de pesquisa que pediu para não ter seu nome revelado. Ele assegura que pesquisas recentes revelam um sentimento de frustração da população com o desfecho do processo, mas que não há disposição para movimentos de protesto. “A leitura é que a maioria não está nem aí pra queda de Jackson, mas que também não está feliz com a volta de Roseana”, resume o diretor.