Sind-UTE convoca paralisação na capital nesta quarta-feira

Os servidores que prestam serviços de limpeza, cantina e vigilância nas escolas municipais de Belo Horizonte estão com as atividades paralisadas nesta quarta-feira. O protesto é realizado contra os baixos salários.

Segundo a diretora do sindicato dos trabalhadores da educação da capital (Sind-UTE/BH), Maria da Consolação Rocha, os cerca de 4 mil servidores destes setores são terceirizados através da Caixa Escolar, entidade que gerencia verbas repassadas para educação pelos governos federal e municipal, visto que o município não realiza concurso para estas categorias desde a década de 80.


 


Os profissionais reivindicam reajuste dos salários, plano de carreiras, aumento no vale-refeição e redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Nesta quarta-feira, às 13 horas, eles pretendem fazer uma grande manifestação para pressionar a prefeitura.


 


A Secretaria Municipal de Educação afirma que todas as escolas de Belo Horizonte funcionam normalmente nesta quarta-feira, e alega que desconhece que os trabalhadores terceirizados que atuam na limpeza, cantina e vigilância tenham paralisado suas atividades.


 


O TEMPO