Aumento da massa salarial eleva vendas no varejo
Beneficiadas pelo aumento de 6,2% na massa salarial, em fevereiro, as vendas no varejo aumentaram 1,5% em fevereiro, sobre janeiro, e a receita, 1,7%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sobre fevereiro de 2008, a alta nas
Publicado 17/04/2009 14:32
Segundo o consultor econômico da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Carlos Thadeu de Freitas, o resultado do comércio é bom mas não é uma tendência”. Ele lembra que o melhor desempenho ocorreu por conta de setores que dependem da massa real de salários: “Além disso, houve o aumento do salário mínimo, inflação baixa e o dólar retomou a estabilidade”, acrescenta, ressalvando, entretanto, que o efeito do desemprego em alta ainda não apareceu na pesquisa do IBGE.
Em fevereiro, sete das dez atividades pesquisadas tiveram altas nas vendas, lideradas por veículos e motos, partes e peças (4,6%). As quedas foram nos setores de tecidos, vestuário e calçados (1,1%); móveis e eletrodomésticos (1,2%); e livros, jornais, revistas e papelaria (9,1%). Regionalmente, seis estados tiveram quedas sobre fevereiro de 2008: Rio Grande do Sul (2,8%); Distrito Federal (2,5%); Espírito Santo (2,4%); Tocantins (1,7%); Goiás (0,8%) e Paraíba (0,8%).
As maiores altas de vendas ficaram por conta de Roraima (18,5%); Rondônia (11,4%); Ceará (8,5%); Maranhão (7,9%) e Sergipe (7,8%). Beneficiados pelo consumo da base da pirâmide, os supermercados também se destacaram em fevereiro: 5,6% sobre o mesmo período de 2008. O IBGE, no entanto, espera que esse setor feche 2009 com crescimento de apenas 3,1%, contra 9,1% acumulados em 2008.
Com informações do Monitor Mercantil