Câmara Municipal debate camelôs em audiência pública

A discussão da revitalização do centro comercial de Manaus voltou a ser pauta na Câmara Municipal. Na manhã de hoje (17), ocorreu uma audiência pública, proposta pelo vereador Ademar Bandeira (PT), com obje

Presente na atividade, o secretário municipal de Abastecimento e Produção (Sempab), José Aparecido, esquivou-se de maiores posicionamentos e disse apenas que a prefeitura está estudando o caso para, a partir daí, tirar algum encaminhamento. Outro comportamento seria estranho, já que o prefeito Amazonino Mendes consolidou, ao longo de sua história política, o rótulo de que medidas dessa natureza prejudicam o trabalho dos camelôs.


 


 


A melhor utilização territorial do centro de Manaus tem sido um tema que se arrasta há anos na capital do Amazonas. Na legislatura anterior, a ex-vereadora Lúcia Antony (PcdoB) promoveu o debate por diversas vezes e, em todas elas, esbarrou em interesses eleitoreiros e sem algum lastro de compromisso e responsabilidade social no que tange este tema.


 


 


Um dos indicativos que reafirmam tal dado são os caminhos tomados pelo ex-prefeito Serafim Correa (PSB). Sua gestão iniciou fazendo uma série de vistorias acerca das práticas comerciais realizadas pelos vendedores ambulantes, mas próximo do ano em que disputaria a reeleição houve um relaxamento total com esses cuidados.


 


 


Essa postura chegou ao ponto da bancada do ex-prefeito ter sido responsável pelo veto a emenda a Lei Orgânica do Município (LOM), proposta por Antony, que iria adequar a utilização do espaço urbano no centro comercial. A proposta tinha sido a única considerada tecnicamente correta e, mesmo assim, foi barrada na votação do dia 27 de agosto do ano passado.


 


De Manaus,


Anderson Bahia


 


Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm