Sem categoria

CPI das Escutas Telefônicas: relator quer fechar Kroll no Brasil

O relator da CPI das Escutas Telefônicas, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), anunciou que vai recomendar o fechamento da empresa Kroll Associates no Brasil. A firma, com sede em Londres, é apontada como responsável pelo “grampo” de executivos da Telec

Para Nelson Pellegrino, a Kroll cometeu um crime. “Nenhuma empresa, seja brasileira ou estrangeira, pode realizar atividades ilegais para quebrar sigilos fiscal, bancário ou telefônico. Todos esses sigilos estão protegidos pela Constituição. A obtenção desses dados de forma ilegal é crime. A empresa que realiza uma atividade dessa natureza está realizando uma atividade criminosa e, portanto, não pode funcionar”, disse.



Nelson Pellegrino julgou desnecessária uma nova prorrogação dos trabalhos da comissão. A sugestão foi apresentada pelo deputado Raul Jungmann (PPS-PE), que queria mais discussões sobre a Operação Satiagraha. Para o relator, a proposta extrapola os objetivos da CPI, que já sofreu quatro prorrogações e funciona há 16 meses. “Não há motivo para prorrogar por mais 60 dias. Esta comissão tem um objeto claro e preciso. Sou um crítico das CPIs do fim do mundo, que muito barulho fazem e pouco produzem”, afirmou o relator.
 


O relator confirmou que vai apresentar o relatório final da comissão na próxima quinta-feira (23). “A CPI já está municiada de dados relevantes”, afirmou. Depois de conhecer o relatório, a comissão terá 48 horas para analisar o texto. A expectativa é de que a discussão e a votação da matéria sejam concluídas na primeira semana de maio.


 


Fonte: Informes PT