Sem categoria

Experiências do Pronasci no RJ emocionam autoridades, jovens e mulheres

Mais de 4,5 mil pessoas estiveram reunidas na tarde desta quinta-feira (16), no Circo Voador, no Rio de Janeiro, para apresentar experiências e trocar informações sobre os projetos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O m

“Este foi um dos momentos mais importantes da minha vida política. Quando começamos a conceber o Pronasci, as pessoas olhavam com indiferença, mas adotamos a idéia de que precisávamos trabalhar por aqueles que convivem e sofrem com a violência nas comunidades”, disse o ministro. “Vemos agora que esse desafio vale a pena. O coração das pessoas não é para receber balas, mas para receber amor, acolhimento e solidariedade”.


 
Participaram do evento 2.550 Mulheres da Paz, que orientam jovens da periferia do Rio a participar dos projetos sociais do Pronasci, afastando-os da criminalidade. Dois mil jovens beneficiados pelo programa também estavam presentes, além do governador do estado, Sérgio Cabral. Este foi o primeiro encontro de integrantes do Pronasci.


 
Também muito emocionados, adolescentes e mulheres contaram suas experiências de vida ao público. “Antes eu era uma pessoa do tráfico, do mundo das drogas, de tudo o que é ruim, excluída do mundo ideal para viver. Quando a sociedade não abraça o jovem, o tráfico é o caminho mais fácil”, disse André, integrante do Projeto de Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo) em São Gonçalo.


 
E continuou: “Muitos não sabem o valor dessas Mulheres da Paz. Eu sei, fui resgatado. Da morte, voltei a viver. Não deixem acabar esse projeto”. Encaminhados ao Protejo pelas Mulheres da Paz, os jovens participam de atividades profissionalizantes, culturais, desportivas e de cidadania.


 
Agenda



Nesta sexta-feira (17), às 14h30, Tarso Genro e o prefeito Eduardo Paes visitam Madureira, bairro da Zona Norte da capital fluminense. Os dois formalizarão parceria com a Central Única das Favelas (Cufa) para a construção do Centro Sócio-Cultural e Esportivo da entidade. O local oferecerá esporte, cultura e capacitação aos jovens da comunidade.


 
O Pronasci muda o modelo da segurança pública no Brasil ao articular ações sociais preventivas com políticas repressivas no enfrentamento à violência e à criminalidade. O público-alvo é formado por jovens de 15 a 24 anos que se encontram em situação de risco.


 
Já aderiram ao Pronasci 19 estados, o Distrito Federal e 86 municípios, entre eles o Rio de Janeiro, onde foi instalado um Território de Paz no Complexo do Alemão, em dezembro do ano passado. A iniciativa reúne mais de 20 ações do programa em uma única comunidade, para a prevenção e combate ao crime organizado.



Fonte: Ministério da Justiça