Sem categoria

Jackson Lago deixa sede do governo se dizendo ''violentado''

O ex-governador do Maranhão Jackson Lago (PDT) deixou hoje (18) o Palácio dos Leões, sede oficial do governo do estado, onde permaneceu durante a noite, mesmo depois de ter tido seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lago disse que se

A segunda colocada nas eleições, Roseana Sarney, já foi empossada na tarde de ontem (17) na Assembléia Legislativa, mas estava despachando no Palácio Henrique de La Rocque, sede administrativa do governo. À noite, o TSE rejeitou recursos apresentados por Jackson Lago e por seu vice Luís Carlos Porto, contra a cassação.

A Executiva Nacional do Partido Democrático Trabalhista divulgou nota reiterando solidariedade a Lago. “Cassar o mandato de Jackson Lago é um duro golpe na soberania popular exercida pelo sufrágio livre e universal do povo maranhense”, diz o comunicado.

O ex-governador afirmou que se sente “violentado” pela decisão de sua cassação. Afirmando que “só tem a lamentar”, ele contestou as provas apresentadas de compras de voto de abuso de poder político e econômico. Lago contou que resolveu deixar a sede do governo, o Palácio dos Leões, neste sábado, porque teve sua ação recusada pelo Surpemo.

“Nós dissemos, desde o primeiro momento que nós sairíamos em duas circunstâncias: se a Assembléia elegesse um novo governador de forma indireta (…) ou se o Supremo Tribunal Federal não despachasse a nossa ação ao nosso favor, que foi o que aconteceu.”

Fora do governo, o ex-governador diz que deve se dedicar à vida partidária. “Vou entrar e ter agora uma vida partidária intensa. Nós entendemos que todos os partidos do campo democrático que têm vida partidária mais intensa, têm que ter quadros mais preparados, preparar a consciência política para chegar no máximo.” Jackson Lago passará a trabalhar na sede do PDT.

Na última quinta-feira (16), O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou por unanimidade a cassação dos mandatos de Lago e de seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS) e decidiu dar posse imediata à senadora Roseana Sarney (PMDB) no cargo de governadora, segunda colocada nas eleições de 2006.

Lago chegou a entrar com ações do Supremo Tribunal Federal (STF), recurso que ainda lhe cabia, mas teve uma das ações negadas na própria sexta-feira. Questionado se ainda está otimista em relação às ações ainda em tramitação, ele respondeu que os “advogados estão otimistas”. “Mas nós nos sentimos muito violentados. Estamos nos acostumando à decisão”, afirmou.

Ocupação do Palácio

Após a posse de Roseana Sarney na sexta-feira, Jackson Lago se recusou a deixar a sede do governo do Maranhão, o Palácio dos Leões, onde chegou a passar a noite. Lago permaneceu com amigos e aliados no palácio e  anunciou às 10h20 que deixaria o local. O presidente do Tribunal de Justiça foi convocado para servir de testemunha para as condições em que o prédio histórico foi entregue.

Ainda pela manhã, Jackson Lago saiu em caminhada com aliados e integrantes de movimentos sociais, para a sede de seu partido, o PDT.

Durante a noite de ontem, movimentos sociais que apóiam o ex-governador montaram acampamento no pátio interno do palácio e a segurança foi rigorosa – só permitiu a entrada de aliados de Jackson. A movimentação no local foi intensa durante toda a sexta-feira.

Roseana

Roseana Sarney só deve trabalhar no Palácio dos Leões a partir de segunda-feira. Neste fim de semana, ela trabalha na sede provisária, o Palácio Henrique de La Roque, que foi vistoriado por equipes de segurança. Eles fizeram uma varredura em busca de escutas ou bombas.

Com agências