Açude Gargalheiras pode ter parede elevada em vinte centímetros
A Secretaria Estadual de Recursos Hídricos acatou sugestão do prefeito de Acari, Tom Carlos (PR), e vai realizar estudo visando a possibilidade de elevar a parede do açude Gargalheiras – que também serve de sangradouro – em vinte centímetros.
Publicado 19/04/2009 23:15 | Editado 04/03/2020 17:08
Conseqüência da elevação seria haveria um aumento no volume de água do reservatório, que hoje tem capacidade de acumular 40 milhões de metros cúbicos. Quando foi construído, comportava 57 milhões.
O trabalho a ser realizado é uma batimetria, que estudará o relevo do fundo do açude. Segundo os técnicos, o leito do Gargalheiras já deve ter sido aterrado em cerca de 30% desde a época em que foi construído, há 50 anos.
Segundo o prefeito, a partilha da água do reservatório com o município vizinho de Currais Novos provoca preocupação. “Nos últimos anos, as chuvas foram generosas, o Gargalheiras tem sangrado e a água tem sido suficiente para as duas cidades. O problema acontecerá quando enfrentarmos um período de seca”, alertou Tom.
A solução, na opinião do prefeito e abalizada pelos técnicos, seria a elevação do nível da água do açude. Avaliam que a parede de concreto do Gargalheiras suporta uma elevação sem problemas.
A outra opção para aumentar o volume de água do açude seria uma dragagem em seu leito. Mas a operação é vista como difícil e onerosa.
Parte inferior do formulário
Fonte: Nominuto.com 18/04/09 – repórter: Josenildo Carlos