Açude Gargalheiras pode ter parede elevada em vinte centímetros

A Secretaria Estadual de Recursos Hídricos acatou sugestão do prefeito de Acari, Tom Carlos (PR), e vai realizar estudo visando a possibilidade de elevar a parede do açude Gargalheiras – que também serve de sangradouro – em vinte centímetros.

Conseqüência da elevação seria haveria um aumento no volume de água do reservatório, que hoje tem capacidade de acumular 40 milhões de metros cúbicos. Quando foi construído, comportava 57 milhões.


 


O trabalho a ser realizado é uma batimetria, que estudará o relevo do fundo do açude. Segundo os técnicos, o leito do Gargalheiras já deve ter sido aterrado em cerca de 30% desde a época em que foi construído, há 50 anos.


 


Segundo o prefeito, a partilha da água do reservatório com o município vizinho de Currais Novos provoca preocupação. “Nos últimos anos, as chuvas foram generosas, o Gargalheiras tem sangrado e a água tem sido suficiente para as duas cidades. O problema acontecerá quando enfrentarmos um período de seca”, alertou Tom.


 


A solução, na opinião do prefeito e abalizada pelos técnicos, seria a elevação do nível da água do açude. Avaliam que a parede de concreto do Gargalheiras suporta uma elevação sem problemas.


 


A outra opção para aumentar o volume de água do açude seria uma dragagem em seu leito. Mas a operação é vista como difícil e onerosa.
Parte inferior do formulário


 


Fonte: Nominuto.com 18/04/09 – repórter: Josenildo Carlos