UJS-Ceará debate plano ousado para consolidar a organização no Estado

Com a presença de 19 membros da direção além de convidados, a reunião teve como pauta na sexta-feira (24), a organização da entidade. No sábado (25) a UJS cearense trouxe para o centro da discussão a campanha do congresso da UNE, principal batalha deste s

Foram apresentadas propostas de cada secretaria, algumas com reflexões como a pasta de movimento estudantil que abordou a situação do ME no Ceará e apontou como a UJS deve se posicionar para vencer a onda de pessimismo, lutar contra a fragmentação das entidades, a necessidade de aglutinar forças para fortalecer o movimento estudantil e dar maior atenção ao movimento secundarista.



Durante o encontro foi apresentado o planejamento de aniversário da UJS, com propostas de montar revista sobre a história da entidade no Ceará, organizar debate e nos dias 22 de cada mês realizar atividades de apresentação da entidade com panfletagens, passeatas e bandeiraços. “A UJS completará 25 anos forte, tem uma história de combatividade que precisa ser conhecida pela sociedade”, afirmou Niara Farias, secretaria de finanças da entidade.



Para o secretário de organização da UJS, Gerson Menezes, as ações das secretarias e frentes de atuação devem ter uma característica ousada, aproveitando uma agenda extensa de atividades. “É necessário cuidar da militância que é o alicerce da UJS”. Gerson reforçou ainda uma maior atenção na definição das bandeiras de luta, que estejam ligadas à realidade do movimento e se adaptem à perspectiva revolucionária que é a de construção de uma sociedade socialista.



Da unidade vai nascer a novidade



No sábado (25), a Direção da UJS discutiu o Congresso da UNE, a grande batalha desse semestre. Além das eleições dos delegados, as intervenções apontaram para o desafio que a entidade tem que de garantir a participação dos estudantes e um engajamento que tenha retorno positivo para movimento estudantil.



O congresso da UNE é um momento de grande disputa e exige responsabilidade da militância para massificar as bandeiras históricas, como a ampliação das universidades, assistência estudantil, respeito à meia-entrada.  “É um processo acelerado e é preciso manter esse fôlego do início do processo e em junho já ter superado a meta”, acrescentou Edilson Cavalcante, presidente da UJS/CE.



A UJS também realizou uma atividade para lançar o movimento “Da Unidade vai nascer a Novidade”, com a presença de uma comunidade acadêmica diversificada: secundaristas e convidados como os jovens de Guiné Bissau e estudantes do interior.



No evento foi reafirmado pelos militantes o compromisso da entidade na defesa de bandeiras do movimento estudantil e que a UJS contribua muito para que UNE tenha caráter plural e aglutinador.



Esteve presente no lançamento o Secretário de Saúde do Estado, João Ananias, que reforçou o respeito e admiração que ele tem pela UJS por ser uma entidade séria e que tem responsabilidade com os estudantes, sempre travando o debate e apontando soluções para o desenvolvimento do país.


 



Rudiney de Sousa: “É preciso fortalecer as bases no Congresso da UNE para reforçar a luta no Ceará”


 


Rudiney de Souza, estudante da UECE e UFC, foi eleito no último congresso da UNE diretor regional para um mandato de dois anos. Em entrevista ele falou sobre o novo processo de delegados ao Congresso da UNE, o desafio de reconstruir a UEE e reforçar as bases do movimento para participar de forma ativa da Conferência Nacional de Educação.



Processo que envolve os estudantes



A UNE aderiu desde o último congresso a um novo formato eleitoral. Antes os delegados eram eleitos por curso. O processo é avaliado como um grande avanço para o movimento estudantil pelo envolvimento dos estudantes nas discussões ampliando o debate.



Em alguns momentos as entidade de base não conseguem fazer um debate mais geral e o congresso da UNE permite ao estudante a oportunidade de dialogar com questões que vão além da sua instituição de ensino.



Unidade para reconstruir a UEE



A UNE no Ceará nessa gestão conta com três diretores. No início da gestão, as articulações eram debatidas principalmente nas discussões sobre a jornada de luta, mas é preciso criar o espaço de diálogo e articulação para reconstruir a entidade histórica. 



As bases do movimento estudantil, CA’s, DA’s e DCE’s, que precisam estar fortalecidas, devem discutir a importância da entidade para o crescimento político do Estado.
 


As forças políticas precisam unir forças para enfrentar o desafio, o momento é propício e a UEE é um  instrumento de luta para os estudantes do Ceará e reforça o crescimento da rede do movimento estudantil.



Conferência Nacional de Educação



A UNE no Ceará levanta bandeiras que serão de fundamental importância para a Conferência Estadual de Educação, uma dela é as universidade estaduais, que tem problemas de ampliação, investimentos precários.



A UECE elaborou um projeto de expansão criando os cursos de Medicina e Psicologia, são considerados avanços, mas os estudantes sofrem com os problemas de assistência estudantil. A URCA e UVA estão bem atrás no que diz respeito à expansão.



No projeto de reforma universitária aprovado no CONEB na UNE esse ano, a entidade reivindica que as universidades que expandirem e não conseguirem se manter deverão ser federalizadas.



Outro ponto é a Reserva de Vagas nas Universidades Estaduais. O momento da CONAE é decisivo para definir um projeto de educação que tenha participação popular e as suas diretrizes apontem para a melhoria da educação com retorno para a sociedade brasileira.


 


De Fortaleza,


Ivina Carla (Acadêmica de Jornalismo)