PCdoB criará instância macro-regional na região noroeste
Em reunião represantes das três micro-regiões de Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa e Santo Ângelo, o PCdoB discutiu a sua regionalização e a possibilidade e necessidade de implantação de uma macro-região partidária.
Publicado 28/04/2009 18:00 | Editado 04/03/2020 17:11
O projeto visa as eleições do próximo ano e antecipa movimentos de organização de sua estrutura no interior do estado e também instâncias para a estruturação e planejamento de estratégias conjuntas que unam os diferentes municípios onde o partido atua. A conclusão é de que a criação desta macro-região seria esta instância, em especial de planejamento, discussão e implementação das idéias e propostas do partido no estado e nos municípios.
Em virtude da pauta extensa de temas em questão, uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 16 de maio na qual será formalizada a proposta e também será discutida a estrutura desta instância partidária.
Outro tema debatido na reunião foram as eleições do próximo ano. A representante da direção estadual do partido, Cora Chiapeta, fez uma análise dos movimentos políticos dos diferentes partidos e de como o PCdoB está vendo o cenário político para as próximas eleições.
De maneira geral os objetivos do partido podem ser resumidos na perspectiva de se construir uma alternativa política ao modelo neoliberal que governa o estado e que esteja alinhada com o projeto que se desenvolve no país. “Nosso grande desafio como partido é de fazer crescer a bancada federal e estadual construindo uma chapa forte e representativa, com candidaturas expressivas de nomes da nossa região”, disse Junior Piaia, presidente do partido em Ijuí.
Alguns nomes já são cogitados, entre eles os das vereadoras Bebeta de Cruz Alta e Rosane Simon de Ijuí, do vereador licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Social de Santa Rosa Paulo Paim e da vice-prefeita de Santa Rosa Sandra Padilha.
Nesta reunião foram encaminhados também alguns preparativos para os debates em torno dos temas que serão tratados no 12° Congresso Nacional do partido, que se realizará entre 5 e 8 de novembro em São Paulo. Previamente ao congresso nacional haverão Conferências no município e no estado.
Adriano Schröer