Sem categoria

Acidentes de trabalho matam três mil por ano no Brasil

Dados da Previdência Social mostram que os acidentes de trabalho causam a morte de cerca de três mil pessoas por ano no Brasil. No setor privado, mais de 653 mil acidentes foram registrados em 2007, o número supera em quase 140 mil os casos registrados

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (28), data em que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) celebra o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho [também Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho].



Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), desde os anos 90 o número de mortes em decorrência de acidentes de trabalho permanece praticamente inalterado, com três mil mortes por ano.



No entanto, a situação foi pior em 1973, época em que o governo federal iniciou uma campanha de prevenção dos acidentes de trabalho, 20% dos trabalhadores com carteira assinada já haviam sido vítimas de algum tipo de acidente. Os trabalhadores da construção civil estão entre os que mais se acidentam.



O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão informou que não há estatísticas sobre número, tipos ou prejuízos relativos a acidentes de trabalho. Mas, segundo dados do Boletim Estatístico de Pessoal, publicado em março pela pasta, 13,1% das aposentadorias concedidas em 2008 foram por invalides.



Hoje, no entanto, os acidentes de trabalho não são apenas físicos, constam também problemas devido ao estresse, a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e infartos.