Sem categoria

Alemanha revisa projeção do PIB de -2,25% para -6% em 2009

O governo da Alemanha revisou fortemente em baixa sua previsão para a economia do país e espera agora uma contração de 6,0% este ano, contra declínio de 2,25% esperado anteriormente. O governo afirmou que a economia passa por sua pior recessão desde a

Em suas projeções da primavera, o governo alemão disse que os estímulos fiscais e o consumo privado vão ajudar a dar suporte à maior economia europeia, que deve crescer 0,5% em 2010. As previsões são usadas como base para a atualização em maio da estimativa de receita tributária e também para o orçamento de 2010. A estimativa do governo alemão para o próximo ano é mais otimista do que a projeção do Fundo Monetário Internacional, que espera contração de 1%.


 


“A sacudida econômica que esperamos este ano é, principalmente, resultado da queda pesada da economia mundial e do declínio resultante nas exportações”, afirmou o ministro da Economia, Karl-Theodor zu Guttenberg, em comunicado. “Com os dois programas de estímulo fiscal, a Alemanha fez uma contribuição exemplar para amenizar o declínio em nível nacional”, disse.


 


Consumo privado


 


“Uma estabilização adicional do setor financeiro e bancário continua sendo o maior desafio para colocar a economia de volta a um ritmo de crescimento sustentável”, afirmou. Para as exportações, que têm sido o motor do crescimento alemão nos últimos anos, o governo prevê queda de 18,8% em 2009 e crescimento de 0,9% em 2010. As importações devem cair 10,6% este ano e aumentar 0,4% no próximo ano.


 


O governo espera que a demanda doméstica recue 1,5% este ano e suba 0,2% em 2010. O consumo privado deve cair 0,1% este ano e 0,3% em 2010, com base na projeção do governo. A previsão do governo para o desemprego é de aumento para 3,72 milhões de pessoas este ano e para 4,62 milhões em 2010. A inflação ao consumidor deve ficar, em média, em 0,3% este ano e em 0,7%, em 2010.


 


A informação é da Agência Estado