Amazonas é o primeiro no ranking de vacinação de idosos

O Estado do Amazonas está em primeiro lugar no ranking de vacinação dos idosos contra a gripe no país. Dados do Programa Nacional de Imunização mostram que até  segunda-feira, dia 27, 90.996 idosos já

A 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Influenza foi aberta no sábado (25) e se estende até o dia 8 de maio em todo o país. No interior do Amazonas, para alcançar as comunidades rurais localizadas em áreas de difícil acesso, a campanha será realizada até o dia 25 de maio. Os idosos que ainda não se vacinaram podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde da capital ou do interior, e também os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), instalados em Manaus. Para a realização da campanha no estado o Ministério da Saúde disponibilizou 343.300 doses da vacina.


 


 


Os que não estão com o calendário básico de vacinação em dia também poderão fazer a atualização. Além da vacina contra a gripe estão sendo oferecidas as vacinas contra difteria e tétano para os que ainda não tomaram as três doses indicadas ou que necessitam de reforço. A campanha também prevê a imunização de idosos hospitalizados ou que residem nos abrigos, que receberão a vacina contra o pneumococo, agente causador da pneumonia bacteriana. A vacina será ministrada apenas nos idosos que não tenham sido vacinados nos últimos cinco anos, e, ainda, contra a febre amarela, caso residam em áreas de risco epidemiológico.


 


 


A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações, Izabel Nascimento, informa que a orientação dada pela coordenação para as Secretarias Municipais de Saúde, responsáveis pela execução da campanha é de que a meta de 80% seja ultrapassada e que todos os idosos sejam vacinados contra a gripe. “Nosso objetivo é vacinar 100% dos nossos idosos e não mediremos esforços para conseguir proteger todos contra a gripe”, ressalta.


 


 


Agecom AM


 


Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm