Vereadores visitam equipamentos públicos que atendem mulheres vítimas de violência

A Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, da Criança e do Adolescente visitou, na sexta-feira, 24 de abril, a Delegacia da Mulher, o Juizado da Mulher e o Centro Municipal de Referência. As visitas servirão de base para a elaboração de um diagnóstico sobr

Estiveram presentes aos equipamentos, as vereadoras Eliana Gomes (PCdoB) presidente da Frente Parlamentar, Eliane Novais (PSB) e Lêda Moreira (PSL); os vereadores Antônio Henrique (PTN) e Alípio Rodrigues (PTN); uma representante da FUNCI, Káritas Almeida; representando a Rede Comunitária de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Fátima Carvalho e a representante a União Brasileira de Mulheres, Márcia Gomes. Ficou marcada para a sexta-feira dia 08 de maio, mais uma reunião da Frente Parlamentar para avaliar as vistas aos equipamentos.


 


Na Delegacia da Mulher, a Frente Parlamentar presenciou situação caótica, segundo a vereadora Eliana Gomes. A demanda de mulheres a ser atendida é enorme, para uma única delegacia. O prédio tem problemas de estrutura, precisando de reforma e a delegacia possui poucas viaturas. “Falta até mesmo copos descartáveis”, conta Marília Correa, que a assessora da vereadora Eliana. Foi citado por funcionários que a delegada Rena Gomes, mandou fazer a pintura do prédio por conta própria. Algumas mulheres que estavam no local falaram que o atendimento é humanizado, mas a estrutura física para recebê-las é muito precária.



 


No Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, o grupo de parlamentares foi muito bem recebido, toda a estrutura do prédio foi visitada e ficou  constatada uma excelente estrutura para receber as mulheres vítimas de violência, contando com defensoria pública prevista para atender também os homens. O Juizado tem uma psicóloga, uma psicopedagoga e conta com uma brinquedoteca para atender aos filhos das mulheres e salas de oficinas. A Frente Parlamentar  foi recebida por uma equipe, que segundo Eliana Gomes, se mostrou bastante comprometida e eficiente com o trabalho desenvolvido no Juizado.



 


A juíza titular, Rosa Mendonça, solicitou que fosse ampliada a rede social de proteção às mulheres vítimas de violência como as Casas Abrigo, os CAPS, Centros de Referência e a garantia de equipes multidisciplinar para atender as mulheres, pois segundo ela, é grande o número de mulheres com transtornos psicológicos que precisam de tratamento. A juíza entregou à Frente Parlamentar um projeto que trabalha a prevenção ao uso de  drogas e sugeriu tratar essa prevenção como política pública.



 


No Centro de Referência do Município a coordenadora Socorro Maciel apresentou as ações desenvolvidas pelo órgão, que funciona em um prédio com boas condições e  desenvolve ações internas e externas como campanhas de esclarecimento e prevenção à violência. A coordenadora ressaltou que a grande problemática é a falta de recursos para o funcionamento do órgão, pois o mesmo não tem orçamento próprio, depende de outros órgãos para sobreviver. A vereadora  Eliana Gomes conclamou  aos demais vereadores que façam emendas ao orçamento dirigidas ao órgão, para melhorar o potencial dos atendimentos. As próximas visitas da Frente Parlamentar do Direito da Mulher, da Criança e do Adolescente serão aos Conselhos Tutelares.



 


Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes (PCdoB)