Sérvia se nega a participar de exercícios da Otan na Geórgia
A Sérvia desistiu de participar nos exercícios multinacionais que o Pacto Militar do Atlântico Norte planeja realizar na Geórgia, afirmou nesta quinta-feira (30) o governo sérvio em um comunicado.
Publicado 30/04/2009 18:26
No documento não se explicam as razões, no entanto, o ministro de Relações Exteriores da Sérvia, Vuk Jeremic, comentou nesta semana que seu país não participaria nas manobras.
Nem militares nem representantes sérvios participarão nos exercícios porque a Rússia os considera uma ameaça para sua segurança'', disse Jeremic na última segunda-feira à cadeia de televisão B92 de Belgrado.
Os exercícios multinacionais Cooperative Longbow 09/Cooperative Lancer 09 serão realizados dentro do projeto da Otan denominado Associação em Prol da Paz'', de 6 de maio a 1.º de junho na Geórgia. Participaraão cerca de 1.300 militares de 19 países membros da Otan e seus aliados.
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, declarou na última segunda-feira que Moscou não enviará observadores à Geórgia e desaconselhou outros países a participar nas manobras.
Vários países, entre eles Moldova, Letônia, Estônia e Casaquistão, já se negaram a participar nos exercícios da Otan na Geórgia.