Sem categoria

Com canal 24 horas, China planeja ser uma gigante de mídia

A China está lançando uma iniciativa global de construção de mídia para melhorar sua imagem no exterior. De acordo com um jornal de Hong Kong, o governo planeja investir mais de US$ 6,5 bilhões (aproximadamente R$ 15 bilhões) no projeto.

O objetivo é montar um canal 24 horas de notícias em inglês, dobrar o número de escritórios estrangeiros pertencentes à sua agência de notícias oficial, Xinhua, e desenvolver um novo jornal diário em inglês. “Capacidade de comunicação determina influência”, enfatizou Li Changchun, chefe de propaganda da China, em dezembro do ano passado.


 


“Na idade moderna, a nação que tiver métodos de comunicação mais avançados e capacidade de comunicação mais forte será a nação cuja cultura e valores centrais serão capazes de ser espalhados — e esta será a nação com mais poder de influenciar o mundo”, acrescentou.


 


O futuro canal será gerido pela agência de notícias Xinhua, que está sob a autoridade do Gabinete Central da Propaganda. Enquanto a “CNN Chinesa”, inspirada no canal de notícias árabes Al-Jazeera, deveria começar sua transmissão em um ou dois anos, o Global Times, o novo jornal diário pertencente à própria voz oficial do Partido Comunista, o Diário do Povo, imprimiu sua primeira edição na semana passada.


 


As primeiras manchetes tratavam da força naval chinesa e criticavam o primeiro-ministro japonês. Durante a 2ª Guerra Mundial, o Japão ocupou a China e desde então as relações diplomáticas estão sob tensão.


 


“Com o lançamento da edição inglesa do Global Times, ganhamos confiança para fazer dele um sucesso, para fazer amizade com os estrangeiros e facilitar a comunicação entre a China e o mundo”, disse o editor-chefe da publicação, em entrevista na mídia chinesa.


 


Da Redação, com informações do Operamundi.net