Juventude comunista convoca Encontro Estadual
As principais lideranças dos movimentos sociais da juventude do PCdoB estarão reunidas no próximo sábado (16/05) para discutir a política de juventude do partido. Em pauta, a aprovação do calendário e do plano de trabalho para 2009.
Publicado 15/05/2009 14:42 | Editado 04/03/2020 16:20
Entre os convidados, o diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, que ministra a conferência de abertura: A Situação Política Atual e o 12º Congresso do PCdoB. Na parte da tarde, o presidente Nacional da União da Juventude Socialista – UJS e membro do Comitê Central do PCdoB, Marcelo Britto, apresenta palestra sobre a atualização política do documento do 2º Encontro Nacional Partido e Juventude.
A programação ainda traz a secretaria estadual de Juventude do partido, Daniele Costa, em intervenção especial sobre o Plano de Trabalho da frente de Juventude do partido na Bahia. Ângela Guimarães, integrante da Executiva Estadual da UJS, apresenta o Plano de Gestão da entidade, com destaque para a Campanha do 3° Congresso da UEB e do 51° Congresso da UNE. Finalizando os discursos, o presidente do Conselho Estadual de Juventude e da UJS/BA, Juremar Oliveira, traça um panorama acerca das políticas públicas direcionadas aos jovens.
Prioridades e metas
A ação da legenda comunista nas políticas públicas de juventude; a participação no Congresso da UNE e da UEB; e a elaboração de um projeto mais sistemático de construção da UJS foram destacadas por Oliveira como as três premissas fundamentais de renovação e sustentação da legenda comunista. “A juventude é força vital desde o surgimento do partido”, ressaltou.
Palco das lutas universitárias no país, a União Nacional dos Estudantes – e, em escala local, a União dos Estudantes da Bahia – representa espaço de reivindicação política estudantil junto aos governos. “O partido tem a responsabilidade de fortalecer essas instituições e influenciar na aprovação de um plano emergencial para as universidades estaduais”, apontou o presidente do Cejuve. Déficits de infra-estrutura, carência de assistência estudantil, grade curricular ultrapassada e o acesso ainda restrito a estudantes de baixa renda são os principais pontos a serem corrigidos e figuram entre as ações prioritárias defendidas pelo PCdoB. “O fortalecimento da UJS caminha nesse sentido”, completa Juremar Oliveira.
O projeto de fortalecimento da entidade, chamado de Terceira Fase da UJS, estende-se até 2022, ampliando a sua atuação aos diversos segmentos da juventude. “Na medida em que avança a consciência da juventude, avança também a propagação dos os ideais socialistas”, defendeu.
O encontro será no auditório do Sindicato dos Bancários, nas Mercês, a partir das 8h, e pretende reunir um público em torno de 80 pessoas.
De Salvador,
Camila Jasmin