No Recife, Barroso palestra sobre crise e desemprego

Com foco nas saídas para a crise do capitalismo e na diminuição dos índices de desemprego que já se registram no Brasil, o doutor em economia social e do trabalho pela Unicamp, Sérgio Barroso, palestrou para membros da frente sindical do PCdoB/PE. Em sua

Membro do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Barroso enfatizou que a origem da atual crise mundial está nos Estados Unidos e a razão para a quebra do mercado financeiro é a busca desenfreada do capitalismo pelo acumulo de riquezas. “Nós já passamos por várias crises financeiras, todas causadas pelo regime capitalista, mas nenhuma como esta. Acredito que ela é maior até que a crise de 1929”, comentou.


 


Ele lembrou que, assim como nas crises anteriores, os primeiros e maiores prejudicados são sempre os trabalhadores. “É nesse período de recessão que os trabalhadores têm de se unir para manterem os seus postos de trabalho. Estamos lutando por uma alternativa socialista com propostas como a redução da jornada de trabalho, mas sozinhos ou isolados não vamos sair do lugar”, disse Barroso.


 


Após a palestra, os participantes puderam tirar dúvidas e fazer comentários. Estiveram no auditório do Comitê Estadual do PCdoB, conferindo o encontro, representantes de diversos sindicatos, como dos Metalúrgicos, Papeleiros, Professores (nos níveis municipal, estadual e federal), Servidores Públicos, entre outros.


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca