PCdoB, PSB e PDT debatem candidatura própria ao governo do DF
Dirigentes do PSB, PDT e PCdoB se reuniram na manhã desta quinta-feira (14/5) para debater o quadro político no Distrito Federal e debater a construção de uma candidatura própria ao governo do DF em 2010.
Publicado 15/05/2009 09:29 | Editado 04/03/2020 16:42
Para o presidente do PCdoB/DF Apolinário Rebelo, a consolidação de uma candidatura da base do presidente Lula permite um avanço real na disputa eleitoral de 2010, ''são partidos que tem uma trajetória de luta em defesa do DF, e estamos comprometidos com um projeto político que responda aos desafios da nossa capital''.
''É preciso pensar e planejar o desenvolvimento de Brasília para os próximos 50 anos, e este é o compromisso destes partidos, lutar em defesa do povo, em defesa do desenvolvimento, em defesa da educação, ou seja, em defesa de Barsília'' desatcou Rebelo.
Para o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), os partidos que compõe a aliança devem construir propostas em comum e oferecer uma alternativa diferente para o eleitor do DF.
“Se conseguirmos fazer isso teremos um espaço muito grande no cenário político local”, avaliou o deputado. Segundo Rollemberg, se o bloco tivesse se configurado há mais tempo, como queria o PSB, o grupo estaria em outro patamar na política local.
No encontro não foram fechados nomes para compor as chapas, apesar de o PDT já ter anunciado o distrital José Antônio Reguffe e o senador Cristovam Buarque para as candidaturas de governador e senador, respectivamente, caso lançasse uma chapa independente. Com a consolidação da aliança entre os três partidos, qualquer formação deve ser montada em consenso.
O próprio Rollemberg poderia mudar a composição. Apesar de ter como prioridade a reeleição na Câmara dos Deputados, o parlamentar admite compor uma chapa majoritária, desde que se constitua um campo diferenciado. “Os partidos devem decidir em que posição estão, se são governo, oposição ou independente”, disse.
Além de Rollemberg, participaram da reunião o senador Cristovam Buarque (PDT), o distrital José Antônio Reguffe (PDT), o secretário nacional de Trabalho, Ezequiel Nascimento (PDT), os presidente regionais do PSB e PCdoB, Marcos Dantas e Apolinário Rebelo, respectivamente.
De Brasília
Gustavo Alves
com informações da assessoria do dep. Rodrigo Rollemberg