Recife realiza lançamento da 100º edição da Princípios

Convincente e esclarecedora; assim foi a exposição de ideias, de Sérgio Barroso, no lançamento da 100ª edição da revista Princípios, realizado no auditório da Livraria Cultura, na noite de quinta-feira (15). Do Conselho Editorial da publicação, o doutor e

Destacou a importância de colaboradores de renome, como o professor Luiz Gonzaga Belluzo e o italiano Domenico Losurdo; este último “aceitou fazer parte do Conselho Editorial, porque identificou a importância da formação do pensamento nacional.” Referindo-se à crise do capitalismo – tema da edição especial de número 100, ele apontou para a necessidade de outro modelo de desenvolvimento econômico. “O fim da dívida externa reduziu a vulnerabilidade aos impactos das crises econômicas; é, pois, uma conquista importante do governo Lula”. Mas, acrescentou que o governo ainda precisa formular um projeto de crescimento nacional.


 


Ao saudar a centésima edição, o vereador Luciano Siqueira fez a si e ao auditório lotado da Livraria Cultura, três perguntas: 1 – A Princípios é necessária? “A revista não teria sobrevivido, não teria se enriquecido sem a contribuição de seus colaboradores. E não são só militantes do Partido, são pensadores de origens diversas”. 2 – A Princípios é útil a quem? “A Princípios concretiza o esforço de enriquecimento do marxismo”. 3 – A Princípios mantém-se viva? “Sim, por causa de sua temática. E suas matérias orientam a militância partidária”.


 


O reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Calado, disse ser “impossível não concordar com os argumentos de Sérgio Barroso”. Reconheceu no governo Lula o esforço de preservação da universidade pública, “ao contrário do governo anterior, que tentou desmontar o ensino público”.


 


Por último, falou a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos. “A Princípios está presente no curso político da nação, apontando saídas”. Referiu-se à crise e à ultima reunião do G20: “A representação do governo chinês chegou a dizer que o dólar não é mais a moeda padrão da economia mundial”. Criticou o DEM e seu “auxiliar”, o PPS, por tentarem pôr a culpa da crise na administração de Lula.


 


O lançamento da edição especial da Princípios foi marcado ainda pela exposição do DVD, contendo as edições anteriores, a partir do primeiro número. O DVD traz um apanhado dos 28 anos de circulação ininterrupta, com artigos de 485 colaboradores voluntários, 1.584 textos e mais de 7.500 páginas publicadas. Constam, junto com outros, artigos de Luiz Inácio Lula da Silva, de Renato Rabelo, presidente do PCdoB, e entrevista com o escritor Ariano Suassuna.


 


Do Recife,
Marco Albertim e Inamara Melo