Governo de Sergipe lança plano para melhorar Educação
O Governo de Sergipe promoveu na manhã desta sexta-feira, 16, no Hotel Parque dos Coqueiros, um grande seminário para os gestores escolares da rede pública estadual. Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, fez o l
Publicado 17/05/2009 21:38 | Editado 04/03/2020 17:20
Os diretores de escola presentes ao evento e o secretário Lima também assinaram um documento chamado de ‘Termo de Compromisso da Gestão Escolar’, que formalizou o compromisso da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e das escolas em implantar o PGIE, visando o cumprimento dos objetivos e das metas de forma a assegurar uma educação de qualidade.
“Este é um momento que mostra claramente os objetivos da secretaria da Educação. Se seguirmos na mesma direção, superaremos as possíveis turbulências”, disse o professor Lima na abertura da solenidade. Ele explicou que o PGIE foi desenvolvido pelos técnicos da Seed para estabelecer a estratégia que será utilizada nas unidades de ensino de forma a contemplar, entre outros aspectos, os projetos políticos pedagógicos e as ações.
“Criamos em 2007 o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE/SE) com seis diretrizes, 26 programas e 63 metas, com o objetivo de diminuir a evasão escolar, aumentar o desempenho dos alunos e melhorar as condições de trabalho dos gestores dentro da escola. Agora estamos alinhando ações para contemplar as escolas”, completou o secretário.
Seminário
Durante o seminário, o diretor da Assessoria de Planejamento (Asplan) da Seed, Maurício Nascimento Filho, informou que o PGIE chega às escolas estaduais com o objetivo de garantir uma educação de qualidade ao aluno da rede estadual. “Ele segue as diretrizes dos governos Federal e do Estado e consolida um novo modelo de gestão, idealizado para garantir o sucesso do processo ensino-aprendizagem”, explicou Maurício.
O seminário também possibilitou que os gestores conhecessem o Sistema de Gestão Estratégica (SGE WEB), criado pela Assessoria de Tecnologia da Informação (Astin) da secretaria. O sistema transforma as planilhas eletrônicas (Excel) em um sistema desenvolvido em software. “Esse novo sistema possibilitará um acompanhamento mais eficaz das ações realizadas, independente do local onde se encontre o gestor”, explicou o diretor da Astin, Everton Siqueira.
Engajamento
Desde o acolhimento, realizado no início do seminário, até o detalhamento de programas, gestores, professores e técnicos estiveram atentos às exposições apresentadas pela secretaria. “É um evento da maior importância para a educação do nosso estado. Ele vem nos mostrar que temos com quem contar, temos um programa que podemos seguir e assim melhorar o nosso trabalho”, avaliou a coordenadora da Diretoria Regional de Educação (DRE 2), Juciara Ribeiro.
Para a professora Elze Ferreira, diretora da Escola Estadual São Lourenço, “todo conhecimento tem o poder de apresentar novos horizontes”. Ainda segundo ela, a ocasião permitiu essa oportunidade e garantiu a absorção de novos elementos para serem aplicados no cotidiano da escola.
Já a professora Adriana Silva Oliveira, diretora da DRE 4, regional que coordena as escolas da rede do Vale do Cotinguiba, afirmou que o momento reflete a preocupação da Seed em atingir metas que proporcionem o sucesso da educação pública. “Este plano irá nos ajudar a acompanhar mais ativamente as atividades das escolas”, assegurou.