Teresina sedia Congresso Intercom Nordeste 2009

Desde quinta (14) até sábado (16), a UFPI esteve com seus corredores abarrotados de diferentes sotaques discutindo o futuro da Comunicação.

No último final de semana, Teresina foi a sede oficial do XI Congresso Regional de Ciências da Comunicação, o Intercom Nordeste. Alunos, professores, doutores, mestres e profissionais em Comunicação estiveram reunidos na Universidade Federal do Piauí (UFPI) em discussões sobre “Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital”.


 



Com o advento inevitável e não menos assustador da Internet, há uma preocupação em debater como os meios já existentes (rádio, televisão, jornal, revista) irão se relacionar com a interatividade do digital. Por esse motivo, o congresso voltou-se às questões da nova era vivenciada pela Comunicação.


 



Uma das presenças mais aguardadas do evento foi a do Professor Doutor, José Marques de Melo, respeitado teórico da área e fonte de muitos trabalhos acadêmicos. O professor participou de debate sobre a reforma curricular do curso de Jornalismo e foi categórico quanto ao futuro dos jornais impressos. Para Marques de Melo, a transformação desse meio é necessária ou, muito em breve, ele não terá condição alguma de competir com a agilidade do webjornalismo. “Quando eu recebo na minha casa, às 10h da manhã, um jornal com conteúdo puramente noticioso, jogo direto na lata do lixo, porque tudo que está lá, eu já li às 6h na internet”, afirma o professor.


 



Foram ministradas também 16 oficinas que permitiram a integração dos alunos de diferentes faculdades acerca de temas como Assessoria de Imprensa, Jornalismo Cidadão e Mídia e Música. O Congresso deu oportunidade ainda para apresentações de trabalhos, lançamentos de produtos científicos e exposição de pesquisa experimental.



 


Desde quinta (14) até sábado (16), a UFPI esteve com seus corredores abarrotados de diferentes sotaques discutindo o futuro da Comunicação, por mais obscuro e imprevisível que este pareça. A convergência, a crescente expansão da Internet e a evolução do digital são inegáveis e é de extrema importância que convivam concomitantemente com os meios preexistentes.