Vítimas das chuvas iniciam vida nova em casas alugadas pela PMA

 Bairro Santa Maria, rua Contorno. Na residência de número 181, quem reside agora é a família do pedreiro José Antônio Leão, 42 anos, que já morava ali próximo, no Morro do Avião, mas no início da semana viu seu barraco ser levado pelas fortes chuvas

A família de seu Antônio estava entre as 18 que vêm sendo assistidas pela Prefeitura em um abrigo provisório estruturado no Santos Dumont. Todas residiam no Morro do Avião, uma região onde muitas moradias desabaram ou estão prestes a cair. “Há três dias estamos amparando essas famílias vítimas das fortes chuvas que caíram na capital”, lembra a gerente de benefícios emergenciais da Semasc, Maria das Graças Oliveira, que foi até o local acompanhar a transferência de José Antônio e seus familiares.


 


“As pessoas abrigadas foram orientadas a procurar imóveis para alugar e à medida que forem encontrando a prefeitura vai fechando o contrato de aluguel e fazendo a transferência”, explica Maria das Graças. Ao encontrar o imóvel, cujo valor do aluguel não pode ultrapassar R$ 200, o representante da família deve se dirigir até a Semasc, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, de preferência acompanhado do proprietário.


 


Assim fez José Antônio, que agora reside em um lar com sala, banheiro e dois quartos. “Fiz minha parte e a Prefeitura também fez a dela bem rápido e resolveu meu problema”, comenta o pedreiro, que não esquece o drama que viveu nos últimos dias. “Estava dormindo quando ouvi os estalos do barraco. Só deu tempo de sair correndo com minha família”, relata Antônio. “Hoje nem se compara, Está tudo muito melhor!”, comemora.


 


Abrigo provisório


 


As famílias que permanecem no abrigo continuam recebendo toda a assistência necessária do poder público. O espaço dispõe de água, energia, banheiros e caixas coletoras. Além disso, uma força-tarefa desenvolvida pela Semasc com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) atende às demandas que vão surgindo no dia-a-dia.