Bahia é o único estado do Nordeste a ter saldo positivo na geração de emprego
Com 7.919 postos de trabalho, nos quatro primeiros meses do ano, a Bahia é o único estado do Nordeste a apresentar saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Em abril, foram 3.917 empregos e este bom resultado decorreu, principalmente, d
Publicado 20/05/2009 16:11 | Editado 04/03/2020 16:20
“Ano passado, neste mesmo período, foram 26 mil postos do mercado de trabalho formal. Agora, mesmo sob uma forte crise financeira, conseguimos gerar algo em torno de 30% de empregos em relação aos primeiros quatro meses do ano passado, quando a conjuntura econômica era mais favorável”, destaca o secretário e presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Trabalho, Nilton Vasconcelos.
Segundo Nilton Vasconcelos, a boa performance nestes quatro primeiros meses de 2009 é motivo de comemoração para os baianos. “Os setores da construção civil e de serviços puxaram os números para cima o que mostra a retomada do crescimento no estado. Observamos, também, que além da manutenção do crescimento, que já era uma tendência nos três primeiros meses, os demais setores avaliados não tiveram nenhuma queda significativa”, justificou.
Nilton Vasconcelos atribui o resultado divulgado hoje pelo Caged às ações que estão sendo adotadas pelo Governo da Bahia, especialmente na atração de novos investimentos, na intensificação do serviço de intermediação para o trabalho (Sinebahia), que tem exercido um papel importante na elevação do número de baianos empregados. “O sistema vem incrementando a captação de vagas do mercado de trabalho o que permitiu que as mesmas ficassem pouco tempo abertas”, disse.
Apesar de entender que a crise ainda não está superada, o secretário acredita que a curva do emprego na Bahia manterá em crescimento nos próximos meses. “No acumulado do ano, o saldo é pela primeira vez positivo no Brasil, com 48.454 novos postos. Esse resultado é animador e sinaliza que a situação tende a melhorar a cada mês”, observa.
Fonte: Ascom Setre