Mudança climática é o tema Semana Estadual de Meio Ambiente
Este ano, a programação conta com várias parcerias, dentre elas a Ordem dos Advogados do Brasíl – Seçção Piauí – OAB/PI; O SEST/SENAT, que mais uma vez realiza o Prêmio Piauiense de Melhoria da Qualidade do Ar.
Publicado 24/05/2009 14:12 | Editado 04/03/2020 17:02
A Semana Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR já concluiu a programação da Semana Estadual do Meio Ambiente que acontecerá no período de 01 a 06 de Junho, com várias atividades. Este ano, a Semana tem como tema Mudanças Climáticas: O Futuro do Planeta em Nossas Mãos, com abertura já confirmada para o dia 01 de Junho, às 11h, no Plenário da Assembléia Legislativa. A proposta de abertura da semana com uma sessão solene é do Deputado Estadual Paulo Martins.
A Semana conta com o apoio de várias entidades ligadas à área ambiental, bem como órgãos estaduais e municipais que manifestam preocupação com o nosso meio ambiente. Sobre o tema Mudanças Climáticas, a SEMAR estará promovendo no dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Fórum sobre Mudanças Climáticas e Combate a Pobreza. O evento acontecerá no cine teatro da Assembléia Legislativa com abertura agendada para às 9h. ''O objetivo do fórum é despertar a conscientização ambiental de todos, uma vez que especialistas afirmam que para evitar que o planeta entre em um processo irreversível de aquecimento global, as emissões de CO2 devem ser estabilizadas até 2015; até 2050, o mundo deverá construir uma economia de carbono zero. Esse é um esforço gigantesco que envolve a participação de toda a sociedade. O Piauí tem que garantir o seu desenvolvimento, mas de forma sustentável e o governo vem trabalhando nesta pauta. No entanto, é preciso que todos possam ter conscientização da importância que devemos dá à natureza'', enfatiza o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Dalton Macambira.
Durante o fórum o governador Wellington Dias irá anunciar três medidas extremamente importantes para uma agenda positiva na área ambiental: Decreto de compras sustentáveis: definindo regras para a aquisição de alguns bens que diminuem as emissões de carbono e/ou são produzidos de forma sustentável; Inventário do Palácio de Karnak da emissão de CO2 durante o ano de 2008 e a respectiva compensação e o Programa piloto de pagamento por serviços ambientais (Apa do Rangel – Curimatá). Na oportunidade, a Deputada Estadual Lilian Martins fará o lançamento da Cartilha do ICMS Ecológico.
Também no dia 05 de Junho acontecerá durante o fórum, a solenidade de entrega de medalha de honra ao mérito ambiental e entrega da premiação do IV Concurso de Redação e Desenho referente ao ano de 2008 e lançamento do V Concurso, numa parceria entre a SEMAR e SEDUC.
Este ano, a programação conta com várias parcerias, dentre elas a Ordem dos Advogados do Brasíl – Seçção Piauí – OAB/PI; O SEST/SENAT, que mais uma vez realiza o Prêmio Piauiense de Melhoria da Qualidade do Ar.
No dia 06 de junho os funcionários do Palácio de Karnak irão realizar, juntamente com estudantes da rede pública, o plantio de mudas no Parque Zoobotânico de Teresina como forma de compensar as emissões do seu trabalho, além de passeio ecológico, dentre várias outras atividades.