Conferência discute política públicas de promoção da igualdade racial

A II Conepir acontece na terça-feira (26) e quarta-feira (27) e terá a presença do ministro-chefe da Seppir, Edson Santos.

Com  foco na construção de políticas públicas que garantam a promoção da igualdade  racial,  a  Secretaria  Estadual  do  Trabalho e Desenvolvimento Social  (STDS),  realiza,  na terça-feira (26) e quarta-feira (27), a II Conferência Estadual  de  Promoção  da  Igualdade  Racial  – II Conepir, cujo tema será “Avanços,  desafios  e  perspectivas  da  Política  Nacional de Promoção da Igualdade  Racial”. Na ocasião, estarão presentes a titular da STDS, Fátima Catunda  e o Ministro Chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos.


 


Com  o objetivo de realizar ampla discussão e garantir o desenvolvimento de políticas públicas, além de apresentar e avaliar os resultados de ações planejadas  na  I Conepir, o encontro também é uma oportunidade de ouvir os diversos  segmentos  tais  como  os  movimentos  negro,  índio,  cigano, os quilombolas  e os terreiros de umbanda e candomblé, conhecendo, desse modo, seus anseios  e  necessidades. O resultado da conferência servirá de base, através de documento  que  deve  ser  encaminhado  à Seppir,  para que os governos implementem novas políticas públicas.


 


Encontro


 


Membro  da  Coordenação  das  Organizações dos Povos Indígenas do Ceará, Nilton Ferreira,  afirma  que  o  movimento  vai  tentar, junto aos órgãos estaduais, avanços  positivos nas políticas públicas de igualdade racial e parabeniza a STDS por promover a conferência. “É uma iniciativa louvável. O Governo  tem demonstrado  interesse  enorme  em trabalhar conosco. É muita sensibilidade  da STDS  e  nós  vamos  contribuir  com propostas”, conclui Nilton.


 


De  acordo  com Antônio José da Costa, coordenador executivo da Comissão Estadual das Comunidades Quilombolas Rurais, a importância da conferência é dar continuidade e consolidar políticas públicas e verificar o que avançou e o que ainda deve ser feito acerca da promoção da igualdade racial.


 


Durante  os  dois  dias,  serão trabalhados seis eixos temáticos: saúde, educação,   trabalho  e  renda,  terra,  segurança  e  justiça  e  política internacional.  Na  ocasião,  participarão  dos  debates,  as universidades Federal  e Estadual do Ceará (UFC e Uece) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB -CE).  Como forma de preparação para a II Conepir, foram realizadas quatro conferências  regionais  nos  municípios  de  Ipu, Crateús, Crato e Fortaleza, no período de 8 a 10 de maio.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da STDS