Messias Pontes – Tirem as mãos sujas da Petrobras (II)

Os acontecimentos desta última semana fortalecem a convicção de que os tucanos – como verdadeiras aves de rapina – agem de má fé na tentativa de se apresentarem como defensores da Petrobras, empresa orgulho nacional e que figura entre as cinco maiores do

É por todos sabido que as aves de rapina tucanas tudo fizeram para entregar a Petrobras na bacia das almas como aconteceu com outras importantes estatais estratégicas. O caminho percorrido foi o de desmoralizar e desacreditar a empresa. Tudo seguindo à risca as orientações do famigerado Consenso de Washington.



Os desastres ecológicos provocados por constantes vazamentos de navios serviriam como o caldo de cultura para justificar a sua privatização. Incalculáveis prejuízos para o meio ambiente e também para empresa que teve de pagar pesadas multas, ultrapassando a casa de centenas de milhões de reais.



Somente no ano 2000 as aves de rapina programaram e executaram dois violentos atentados contra a Petrobras: o primeiro em janeiro, com o vazamento de 1,3 milhão de litros de óleo combustível na Baía de Guanabara; o segundo foi em junho daquele ano com o inexplicável vazamento de 4 milhões de litros de óleo cru da Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. Em conseqüência, o rio Iguaçu, o principal do Paraná, ficou totalmente poluído, prejudicando uma população de mais de 90 mil habitantes. Isto sem falar no afundamento da plataforma P-36 que causou a morte de vários petroleiros e um prejuízo de meio bilhão de reais.



A idéia de voltar a investir contra a empresa orgulho nacional não é só para desmoralizá-la, objetivando a sua privatização e assim satisfazer o seu instinto entreguista e conduta  impatriótico. É principalmente para atingir a ministra Dilma Rousseff, visando as eleições de 2010 e desviar o foco da discussão em torno de um novo marco regulatório para o petróleo, com o controle estatal e social do setor, em especial do pré-sal.



Os tucanos precisam desesperadamente atingir de morte essa pré-candidatura presidencial, pois têm pesquisas internas e externas não divulgadas dando conta da crescente ascensão de Dilma e da queda, na mesma proporção, do governador paulista José Serra, candidato da direita (PSDB, DEMO e PPS) à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto Dilma atingia 20% na preferência do eleitorado, percentual previsto para o final do ano, Serra caía 10%, ficando com 36%, ainda na frente.



A última pesquisa realizada pelo Vox Populi e não divulgada pela grande mídia conservadora, venal e golpista levou a direita à loucura. Apesar da crise mundial do capitalismo, que atingiu a todos, a avaliação do presidente Lula voltou a subir: 67% dos brasileiros estão satisfeitos ou muito satisfeitos, e apenas 5% se dizem muito insatisfeitos: o desempenho do presidente Lula é avaliado positivamente por 87%, contra 84% no ano passado; já a avaliação negativa caiu de 15% para 13% no mesmo período.



O que mais deixa a direita desorientada é o fato do Brasil trafegar na contramão da crise global. A imprensa mundial destaca a geração de empregos e o retorno do crescimento do Brasil enquanto os demais países, notadamente os Estados Unidos, a União Europeia e o Japão, continuam gerando desemprego e mergulhando em profunda recessão. E para deixar essa direita doida de vez, o Ipea revelou que no auge da crise o Brasil continuou reduzindo a pobreza e a miséria.



Essa CPI da Petrobras vai ser um tiro no pé, ou melhor, na asa dessa ave de rapina!



Messias Pontes é jornalista e colaborador do Vermelho/CE