Prefeitura de Juazeiro firma parcerias para realização da Fenagri 2009

De 19 a 20 de maio, o prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do secretário de Agricultura do município, Jairton Fraga Araújo estiveram reunidos, na capital federal, com os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, da Agricultura, Reinhold Ste

De acordo com o secretário Jairton Fraga, a visita aos ministérios foi de extrema importância. “Estivemos no Ministério do Meio Ambiente, que se prontificou a analisar a possibilidade de estar presente na feira, através do auxílio de seus profissionais. O Ministro da Integração Nacional, além de analisar o convite para apoiar financeiramente o evento, se comprometeu em avaliar a possibilidade de coordenar a ‘Primeira  Conferência sobre Políticas Públicas para Agricultura Irrigada do Semi-Árido Brasileiro’, parte integrante da programação da Fenagri. Nesta conferência pretendemos trazer as discussões em torno da agricultura irrigada para o Vale do São Francisco, presente nos 100 mil hectares existentes na região. Será uma apresentação de natureza política, reunindo ministros de estado e discutindo problemas que afetam essa agricultura e de que maneira iremos desenvolvê-la”, destacou.


 


Durante a viagem também ficou acordado o lançamento oficial da Fenagri em Brasília. “Fechamos o lançamento da feira em Brasília para o dia 16 de junho, às 17h no ‘Plenarinho’, onde a bancada nordestina composta por 150 parlamentares e liderada pelo deputado federal Zezéu Ribeiro, irá conhecer o formato da feira, evento sócio-econômico e tecnológico de estrema importância para o desenvolvimento da nossa região”, relatou o secretário, informando que a bancada federal representada pelos deputados Zezéu Ribeiro, Edson Duarte, Joseph Bandeira, Jorge Khoury, João Almeida e Daniel Almeida apoiaram na divulgação da Fenagri durante a visita ao distrito federal. “Os deputados colocaram-se a disposição durante toda nossa estada, e garantiram apoio na construção da realização da feira”, ressaltou.


 


Seminário


Outro momento importante foi à divulgação da realização da Fenagri durante o ‘Seminário Nacional da Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável’, organizado pelos Ministérios da Integração Nacional e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


 


O Seminário aconteceu no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, tendo como um dos objetivos identificar os grandes desafios da atividade e a maneira mais eficiente de superá-los de forma socialmente justa, eficientemente econômica e ambientalmente sustentável. “Este é o primeiro evento realizado nos últimos 15 anos que trata da questão da agricultura irrigada. Foram discutidos não só a lei de irrigação, mas todos os problemas relativos à agricultura irrigada no Brasil. Foi um momento único em que contatamos entidades importantes”, disse Jairton.


 


Parcerias


Além da viagem a Brasília, o prefeito e o secretário, estiveram em Recife e Salvador, reunidos com os superintendentes e gerentes do Banco do Nordeste, do Sebrae e da Chesf, a fim de obter respostas a cerca dos pleitos financeiros para a realização da feira. “O Sebrae – Bahia e o Banco do Nordeste asseguraram não só a participação através de aquisição de stands, mas também o apoio financeiro para o evento. A Chesf está examinando a possibilidade de apoiar financeiramente e participar com a aquisição de stand, embora esta não seja uma de suas atividades afins”, afirmou o titular da SEADRUMA.


 


A Feira Nacional da Agricultura Irrigada acontece de 15 a 18 de Julho, no Campus III da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e terá como tema “A Sustentabilidade na Hortifruticultura Irrigada do Vale do São Francisco – Cenários, Desafios e Perspectivas”.


 


Fonte: Ascom/Prefeitura de Juazeiro