Embrapa Meio-Norte promove 1ª reunião do CAE de 2009

O evento ocorreu na última semana com a participação de empregados da insituição e de todos os membros do Comitê Assessor Externo.

A Embrapa Meio-Norte promoveu esta semana a 1ª Reunião Ordinária do Comitê Assessor Externo (CAE) da Unidade / 2009. O evento aconteceu no auditório central da Embrapa Meio-Norte.




A primeira etapa da reunião foi aberta a todos os empregados da Unidade e representantes de instituições públicas e privadas do Piauí. A abertura foi feita pelo diretor-executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França, presidente do Comitê Assessor Externo. Em seguida, a palestra Produção, avanços e perspectivas do feijão-caupi no Brasil, pelo pesquisador Francisco Rodrigues Freire Filho deu continuidade ao evento.




O chefe geral da Embrapa Meio-Norte, Hoston Tomás Santos do Nascimento, fez uma apresentação sobre as realizações da Unidade no ano de 2008.





Os membros do CAE são o diretor – executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França e os representantes do Poder Público e privado, como Luís Fernando Melo, Mário de Andrade Lira, Afonso Sérgio Ribeiro Gonçalves, José de Jesus Reis Ataíde, José Ribamar Gusmão Araújo, Merval Neres do Santos Filho, o deputado Osmar Ribeiro de Almeida Júnior, José Agostinho de Carvalho Neto e João Batista Lopes.



 


Durante reunião fechada com os membros da CAE, o deputado afirmou que a Embrapa tem uma responsabilidade especial no atual momento brasileiro que é a pesquisa do biodiesel. “Nós temos uma experiência que em um primeiro momento não deu positivo, que foi o biodiesel a partir da mamona, mas não podemos parar, temos que avançar nesse sentido”, opina. O deputado cita que o resultado do álcool, que colocou o país numa situação confortável quando se fala em energia verde, como muito animador e que ele deve servir de exemplo para que as pesquisas continuem a ser desenvolvidas pela Embrapa.