Itália atrasa entrega de credenciais de embaixador do Brasil
O ex-ministro da Defesa e diplomata de carreira José Viegas Filho já recebeu o agreement do governo italiano para ser o novo embaixador brasileiro em Roma. No entanto, o governo Silvio Berlusconi protela o ato formal de entrega das credenciais de Viegas,
Publicado 30/05/2009 12:02
Viegas já está há dois meses ocupando o Palácio Pamphili, edificação renascentista que é a sede da embaixada brasileira. No entanto, os italianos simplesmente não o recebem o diplomata brasileiro, para formalizar sua condição de embaixador acreditado.
Conforme o Blog do Noblat, que deu a notícia, as autoridades italianas ''devem estar esperando o STF decidir o destino de Battisti''. O Supremo Tribunal federal (STF) deve julgar em julho a suspensão de um pedido de extradição de Battisti para a Itália, devido à concessão do asilo.
Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália, acusado de quatro homicídios durante a década de 70, os ''anos de chumbo'', quando ele militava num grupo da esquerda armada. Battisti, que nega ter cometido os assassinatos, fugiu da prisão e viveu asilado na França. Agora, acha-se preso no Presídio Federal da Papuda (DF), aguardando a decisão do Supremo.
Com O Globo