Emendas de Lula Morais garantem recursos para Programa de Segurança Alimentar

Três emendas, de autoria do deputado estadual Lula Morais, que incluem no Orçamento Estadual ações dentro do Programa de Segurança Alimentar, foram aprovadas.

As emendas, solicitadas pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Ceará, pretendem desenvolver políticas e ações de combate à fome e de promoção da segurança alimentar e nutricional. O recurso, no total de 34 mil reais, serão aplicados pelas Secretarias do Trabalho e Desenvolvimentos Social e de Desenvolvimento Agrário do Estado.


 


Será contemplada, nas emendas, a capacitação das lideranças dos movimentos sociais para o controle social das políticas de segurança alimentar e nutricional no Estado (no valor de 12 mil reais). Outra ação prevê implantação da agroecologia, como modelo alternativo de produção agrícola, uma necessidade sócio-ambiental (no valor de 12 mil reais). A última proposta inclui a criação da infra-estrutura à comercialização de produtos da agricultura familiar (no valor de 10 mil reais).


 


Sociedade e governos devem atuar conjuntamente no acompanhamento, monitoramento e avaliação da situação nutricional da população, definindo direitos e deveres do poder público, da família, das empresas e da sociedade.


 


A Segurança Alimentar consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.


 


De acordo com o deputado Lula Morais, essas emendas são importantes para complementar as ações de Segurança Alimentar e Nutricional que já vêm sendo desenvolvidas no Ceará. “É importante sensibilizar os governos nas três esferas (Federal, Estadual e Municipal), capacitar os conselhos dos municípios e conscientizar a população em geral para a importância desta questão”, destacou Lula Morais.
 


Fonte: Assessoria do Deputado Estadual Lula Morais