Apuração parcial no Irã dá vitória no 1º turno a Ahmadinejad
Os últimos resultados parciais da eleição presidencial desta sexta-feira (12) no Irã, divulgados pelo Ministério do Interior, indicavam uma reeleição já no primeiro turno do atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad. Com 47,3% das urnas apuradas, ele ti
Publicado 12/06/2009 19:52
Em sua segunda coletiva de imprensa para apresentar resultados parciais, o diretor do centro Eleitoral Nacional, Kamran Daneshyu, disse que Ahmadinejad conseguiu 10.230.478 votos em um total de 15.251.781 sufrágios apurados.
Em segundo lugar figurava o candidato preferido do Ocidente, Mir Hussein Moussavi, 4.628.912, número que representava pouco mais de 30% dos votos apurados. A força de Ahmadinejad no interior pobre e religioso aparentemente suplantou as simpatias que Moussavi despertou na classe média de Teerã.
Os rsultados parciais mostravam uma votação fortemente polarizada entre os dois principais concorrentes. A muita distância vinham o conservador Mohsen Rezaei, com 259.456 votos (1,72%), e o clérigo reformista, Mehdi Karrubí, com 132.935 (0,85%).
No entanto, Mousavi convocou a imprensa em Teerã, apenas quatro horas após o fechamento das urnas, para declarar que é o ''vencedor definitivo'' na eleição e apontar irregularidades nas votações.''De acordo com a informação que recebi, sou o vencedor desta eleição por uma margem substancial'', declarou o candidato.
O Ministério não indicou de onde provêm os votos apurados, apenas dando a entender que vinham de todo o país. Disse também que a contagem dos votos começou antes do fechamento das urnas, para acelerar a apuração. O resultado deve ser anunciado 24 horas depois do fechamento dos colégios.
A agência estatal de notícias Irna proclamou Ahmadinejad como vencedor, com o 60 % dos votos. O comparecimento do eleitorado foi maciço; segundo as autoridades, teria superado 75% dos 46 milhões de iranianos aptos a votar.
Da redação, com agências