Sem categoria

Banco Mundial prevê queda de 3% na economia global em 2009

O Banco Mundial corrigiu para pior as suas previsões para a economia mundial. Ele prevê agora uma contração de cerca de 3%, o que representa um desempenho bem mais negativo do que os 1,75% estimados apenas dois meses atrás.

O banco dirigido pelo americano Robert Zoellick acredita que os países industrializados regressarão a taxas de crescimento positivo apenas no próximo ano. Mas avalia que os países emergentes podem sentir os efeitos da crise global durante anos.

“Está muito claro que, mesmo que o mundo industrializado inicie o caminho de retomo,  para muitos países em vias de desenvolvimento a recuperação será mais demorada”, afirmou  o presidente do Zoellick. Ele acredita que em 2010 a economia voltará a crescer, mas o PIB mundial crescerá apenas 2,4%, não chegando a contrabalançar o tombo de 2009.

“Os mercados financeiros parecem ter contido a tendência de queda, mas as fragilidades e riscos permanecem evidentes”, acrescentou. “Para algumas destas fragilidades, os países em desenvolvimento não têm almofadas de prevenção”, disse ainda Zoellick.

As perspectivas sombrias que recaem sobre a economia global estarão a partir de amanhã em pauta no encontro dos responsáveis das oito economias mais industrializadas do mundo (G8), que se realiza em Lecce, Itália. A reunião do G8 pretende começar a traçar uma estratégia de saída para os planos de estímulo econômico, já que até o momento as política de enfrentamento da crise se restringem basicamente a iniciativas no interior de cada país.

Da redação, com agências