Sem categoria

ONU aprova mais sanções contra Coreia do Norte

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta sexta-feira (12), por unanimidade o endurecimento das sanções contra a Coreia do Norte em resposta ao ensaio nuclear do dia 25 último, violou as restrições estabelecidas pela organização. A resolução impõe maio

A resolução também autoriza a inspeção das embarcações suspeitas em portos e em alto mar. Estende a autorização tanto às cargas marítimas como às aéreas e terrestres. E pede a destruição de qualquer bem transportado que viole as sanções.

A China e a Rússia, membros permanentes do Conselho de Segurança, não fizeram uso de seu poder de veto, apesar de permanecerem reticentes diante da pressão das metrópoles ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos.

Um artigo do jornal americano Washington Post, nesta sexta-feira, põem em dúvida a eficácia das sanções à Coreia do Norte. Argumenta que a China, principal parceira comercial norte-coreana, aumentou seu intercâmbio com Pyongyang desde 2006, quando a Resolução 1718 do Conselho de Segurança inaugurou a escalada das punições.

Da redação, com agências