PIM ajuda a preservar as florestas do Amazonas

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional aprovou a realização de audiência pública para a apresentação e debate do livro “Impacto virtuoso do Pólo Industrial de Manaus sob

No mesmo período, a estimativa é que o estado tenha seqüestrado carbono no valor de  US$ 10 bilhões. “Considerando os serviços ambientais proporcionados pela preservação, estima-se um montante de US$ 158 bilhões no período”, afirmou a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB), vice-presidente do colegiado e autora do requerimento para a realização da audiência.


 


 


Entre as conclusões da pesquisa, é ressaltado que o PIM possui todos os requisitos para tornar-se um parque industrial ecológico, o EcoPIM. “Dada sua virtuosidade, é necessário que seja desenvolvido um sistema de certificação verde para os produtos produzidos no PIM que agregue valor a esses produtos e reforce e amplie essa virtuosidade”, diz o estudo.


 


 


Para o debate com os senadores e deputados, ainda sem data marcada, serão convidados os coordenadores do livro Alexandre Rivas, José Arouda Mota e José Alberto da Costa Machado. O trabalho foi feito por uma equipe multidisciplinar e avaliado internacionalmente por pesquisadores dos Estados Unidos, da Europa e América Latina.


 


 


 Além deles, serão chamados representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Instituto PIATAM, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), da Universidade Federal do Amazonas (ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
 
De Brasília,


Iram Alfaia


 


Ouça rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm