Exposições mostram visões imagéticas sobre o Cariri

''Imagens e representações da cultura no tempo e no espaço'' é o temática do II Colóquio Imago.

Novos olhares e perspectivas estéticas diferenciadas reunirá artistas em duas exposições que serão realizadas durante o II Colóquio IMAGO no período de 17 a 19 de junho, na Universidade Regional do Cariri (URCA). Uma das exposições reunirá trabalhos de 10 artistas da Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte – Centro de Cultura Mestre Noza e tem como objetivo evidenciar a concepção artística das obras desses escultores “populares” que traçam visões plurais sobre a ideia de identidade cultural. São escultores que ora retratam a vida do povo nordestino, mas que também enveredam pelo caminho do erotismo, do humor e de temáticas contemporâneas. A segunda exposição reunirá trabalhos de treze artistas nas áreas de pintura, fotografia e escultura, sendo oito do Ceará, três do Pernambuco, um do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais.


 


As exposições serão concebidas visando contemplar a temática do evento “CaririCaturas” – Imagens e representações da cultura no tempo e no espaço''. A intenção é provocar a discussão a partir das imagens num visão plural e de inclusão do popular e do contemporâneo dentro do universo do Cariri.


 


De acordo com a Curadoria do evento, outros artistas poderão ter seus trabalhos incluídos dentro das exposições. Os artistas interessados deverão entrar em contato pelo e-mail: coloquioimagomav@gmail.com


 


Sobre o IMAGO


 


O IMAGO – Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino é de natureza interdisciplinar, agregando pesquisadores, docentes e alunos das diversas áreas das Humanidades, dentre elas, Geografia, História, Educação, Comunicação audiovisual (Cinema), Artes, Arquitetura e Ciências Sociais (Antropologia).


 


O grupo Imago está integrado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Espaço Urbano e Cultura – LEPEUC (Depto de Geociências) da Universidade Regional do Cariri -URCA (Ceará).



O grupo de pesquisa IMAGO iniciou suas atividades desde abril de 2006. O grupo está certificado pela Instituição e reconhecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.


 


Relação dos Artistas expositores


 


Francisco Ferreira Júnior (CE)


Isabel de Fátima Martins Alves (CE)


Voltaire Sousa Brasil (CE)


Francisca Martins Alves (CE)


Chrystian Marques Peixoto (CE)


Francisco de Assis Ribeiro de Castro (CE)


Lilian Carvalho (CE)


Mônica Batista (CE)


Alessandra Teles Marinho Torres Bandeira (RJ)


Débora Virginia Ferraz de Oliveira (PE)


Fernando Chiappetta (PE)


Caio Maciel (PE)


Marcellinha Viglioni (MG)


 


Artistas do Centro de Cultura Mestre Noza


 


José Eloni da Silva


Francisco Fábio Rodrigues Duarte


Raimundo Caetano Rodrigues


Hercules Modesto de Souza


Paulo Sérgio de Sousa


Flávio Alves Gomes


Cícero Fabrício Rodrigues Duarte


Cícero Ferreira Cardoso


Elosman de Oliveira Silva


Hamurabi Batista


 


Fonte: Blog Coletivo Camaradas