Economista do BNDES diz que Brasil não é um país industrializado
O Brasil não é um país industrializado, apenas detém algumas regiões desenvolvidas, como a Grande São Paulo. A afirmação é do economista Gustavo Santos, do BNDES. Ao lado de outros quatro autores, Santos desenvolveu estudo defendendo uma política in
Publicado 15/06/2009 15:22
Esses setores, que amargaram déficit de US$ 60 bilhões, em 2008, teriam, ainda, a vantagem de alavancar a renda per capta do Nordeste para níveis semelhantes aos de Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm futuro promissor, pois contam com bom nível industrial e são cada vez mais competitivos.
O Centro-Oeste está se especializando na produção agrícola, mas tem população pequena, o que favorece a renda per capta”, comenta Santos, acrescentando que o Nordeste tem renda per capta de um terço das dessas regiões, sendo que, na comparação com São Paulo, ela é de um quinto.
“No Sudeste e no Sul, o desenvolvimento começou pela agricultura, só que o Nordeste não é capaz de produzir grãos. O início da industrialização naquela região deve começar a partir de políticas públicas”, defende.
Santos considera a “onda da inovação” um dos grandes erros dos últimos 15 anos.
“Quando não se sabe produzir não há como inovar. Isso não se inventa num escritório. Há que se dominar todas as etapas do processo produtivo. Os chineses desconsideraram a questão da inovação, mas hoje, para eles, inovar é uma brincadeira. Primeiro é preciso saber copiar, para saber fazer, para depois inovar. É assim em todas as áreas do conhecimento humano”, destacou.
A informação é do Monitor Mercantil