Lagoa de captação continua a incomodar moradores em Morro Branco

Um problema que parece não ter fim. A população que vive nas proximidades da lagoa de captação do bairro de Morro Branco reclama da fedentina e dos mosquitos gerados pelo local.

É o caso da professora Rosângela Santos de Oliveira, que reside há oito anos na Rua Brigadeiro Gomes de Ribeiro, a 50m da lagoa. Segundo ela o reservatório intensifica a presença de mosquitos e escorpiões. A professora disse, ainda, que diversas vezes os moradores solicitaram a limpeza da lagoa à Secretaria de Obras e Viação (Semov), mas que até o momento ninguém havia comparecido ao local. “Já procuramos o órgão em várias ocasiões, fizemos manifestações, mas nada mudou”.


 


Poluição por dejetos leva problemas ao bairro Foto: Fabio Cortez/DN/D.A Press
Na opinião da dona de casa Leda Maria de Lima, moradora do bairro há 27 anos, as casas fechadas próximas à lagoa não têm outra explicação senão o mau cheiro da lagoa. “Várias casas estão à venda há muito tempo, mas ninguém compra. Não podemos receber visita em casa devido ao fedor”.


 


Um exemplo disso é a casa vizinhaa residência da professora Rosângela. Há aproximadamente três anos o imóvel está com a placa de “vende-se”, contudo, os interessados desistem da compra ao visitar a casa. “Só pode ser por causa da lagoa, porque a morada aqui é excelente se não fosse a lagoa. Tenho alergia a mosquitos e nessa época sofro muito com minha pele coçando devido as picadas dos insetos”, disse a professora.


 


O secretário de Obras e Viação, Demétrio Torres, afirmou ter consciência do problema, mas acrescentou que as ligações clandestinas de esgoto são as maiores responsáveis pela situação. “A maioria das casas joga esgoto para dentro da lagoa. Eles estão cometendo um grave crime ambiental. Vamos dar entrada com uma ação contra os moradores e caso a situação não seja revertida eles serão multados. Acredito que somente assim resolveremos a situação porque a lagoa foi construída para receber águas da chuva e não dejetos”.


 


Fonte: Diário de Natal