Sindicato dos Jornalistas do Ceará realiza manifestação em defesa do diploma
Sindjorce pede apoio da população em Panfletagem na Praça do Ferreira nesta terça, às 16h
Publicado 16/06/2009 09:07 | Editado 04/03/2020 16:34
Mobilizações estão sendo marcadas para os dias 16 e 17 em todo o país em defesa da formação superior específica para o exercício da profissão de jornalista. O objetivo é pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a manter um dos pilares da regulamentação profissional. O Supremo incluiu na pauta da sessão do dia 17 de junho o recurso que questiona a exigência do diploma para a categoria.
Em Fortaleza, haverá panfletagem nesta terça-feira (16), a partir das 16 horas, na Praça do Ferreira. No dia 17, às 11h, a manifestação será na Praça da Imprensa. O Sindjorce convoca todos a participar. Pois essa é uma batalha decisiva. A exigência do diploma em Curso Superior de Jornalismo para o exercício da profissão de jornalista, em vigor há 40 anos (1969/2009), está ameaçada.
Panfletos com os e-mails dos ministros do STF estão sendo distribuídos para que os estudantes, os profissionais e a sociedade em geral pressionem os 11 ministros do Supremo e digam que querem que a informação seja apurada, com qualidade, responsabilidade e ética, por profissionais que se prepararam para isso nas universidades.
A formação superior específica para o exercício do Jornalismo é uma necessidade defendida não só pela categoria. A sociedade já deixou claro o que quer: jornalista com diploma. Pesquisa do Instituto Sensus, de setembro de 2008, mostrou que 74,3 % dos brasileiros são a favor da obrigatoriedade do diploma em Jornalismo.
Há mais de 80 mil jornalistas em todo o país. Milhares de profissionais que somente através da formação, da regulamentação, da valorização do seu trabalho, conseguirão garantir dignidade para sua profissão, e qualidade, interesse público, responsabilidade e ética para o Jornalismo brasileiro.
Participe e divulgue. Esta luta também é sua!
Terça-feira, às 16 h, panfletagem na Praça do Ferreira
Quarta-feira, às 11h, manifestação na Praça da Imprensa
Fonte: Sindjorce