Congresso dos Metalúrgicos do RJ aprova filiação à CTB
Reunidos no fim de semana em seu 8º Congresso, os metalúrgicos do Rio de Janeiro aprovaram a filiação do Sindimetal à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) por ampla maioria. Há cerca de dois anos, a entidade se mantinha sem filiaçã
Publicado 22/06/2009 16:14
Filiados desde os anos 80 à Central Única dos Trabalhadores (CUT), os metalúrgicos do RJ decidiram, em assembleia geral se desfiliar da entidade sindical uma vez que vinham discordando de práticas impostas pela força política majoritária. O 7º congresso aprovou a filiação à CTB. Entretanto, uma jogada jurídica oportunista impediu que a vontade da categoria se concretizasse.
Neste 8º congresso, os metalúrgicos e metalúrgicas do Rio de Janeiro reafirmaram sua posição classista, de unidade, amplitude e ousadia na luta em defesa da classe trabalhadora, do desenvolvimento econômico e social e da soberania do país.
A atividade — cujo tema central foi “União dos trabalhadores contra a crise e em defesa do emprego” — contou com cerca de 200 participantes e se realizou no Centro Marista de Mendes nos dias 19 a 21. Durante o congresso, foram debatidas questões relacionadas à conjuntura internacional, nacional e estadual, à organização sindical, reforma estatutária e o plano de lutas para a gestão.
Na opinião de Alex Santos, presidente do Sindimetal RJ, o 8º Congresso mostrou que a categoria metalúrgica está madura e unida para enfrentar as batalhas que se aproximam. “Foi um dos congressos mais politizados que tivemos. Debatemos a fundo nossas teses, que tiveram poucas divergências. Além disso, nos reunimos após um rico processo de mobilização que envolveu centenas de trabalhadores. Isso prova nossa maturidade e unidade, elementos que fortalecem ainda mais nossa categoria.”
“Ao reafirmarmos nossa filiação à CTB, a categoria sai ganhando — pois a CTB é uma central que nasceu com vocação classista e com os interesses voltados para o desenvolvimento do país, na luta pelo trabalho digno, reconhecido e, sobretudo, valorizado. Parabéns aos metalúrgicos do Rio de Janeiro!”, comemora.