Ministro avalia mudança no horário de trabalho de carteiros no Piauí

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, em reunião com o deputado federal Osmar Júnior (PCdoB-PI), na última semana, garantiu que está em análise o pedido de inversão de horário dos carteiros piauienses no período do B-R-O Bró, conforme indicativo ap

A solução, segundo ele, poderá estar na antecipação da jornada de trabalho. Mas ainda há um pequeno problema: a entrega de boletos bancários, dentre outros. “Não há dúvidas de que esta é uma reivindicação justa, mas temos que analisar criteriosamente, considerando as especificidades locais e o pronto atendimento da comunidade”, observa o ministro.


 


O deputado lembrou que o período de setembro a dezembro (B-R-O Bró) é caracterizado pelas altas temperaturas, de 35º a 40º, em média. “Os carteiros, normalmente, realizam trabalho interno pela manhã e, a partir das 11h, entregam cartas e encomendas, o que já rendeu a muitos trabalhadores diversos problemas de saúde”, alerta.


 


Outra solicitação apresentada pelo deputado Osmar Júnior foi com relação às rádios comunitárias. Ele chegou inclusive a propor, como forma de evitar o fechamento de muitas delas consideradas ainda ilegais, que a concessão pudesse ser associada ao programa federal dos Pontos de Cultura. “No Piauí, elas têm um peso importante e, em regra, prestam um serviço social


relevante”, observou o deputado. O ministro, no entanto, defendeu o processo atual, que pode ser feito através da internet, seguindo 12 itens e analisado em 180 dias pelo Ministério.


 


Osmar Júnior pediu, ainda, agilidade nos processos de abertura de duas rádios comunitárias do Piauí, nos municípios de Lagoa do Sítio e São Francisco de Assis.